quinta-feira, 10 de maio de 2007

A promoção da Cultura no seio empresarial

Um dos números da revista "actual" publicação integrante do Semanário "Expresso" no mês transacto, dedicou uma das suas páginas a um projecto de desenvolvimento sociocultural nascido no contexto empresarial, mas, transpira um sentido responsável e sustentado de promoção da acção cultural e da importância que a cultura assume na vida quotidiana de cada pessoa.

Em 2002 nasceu no seio do Millenium BCP o clube sócio-profissional que adoptou o nome do banco. Uma entidade associativa que oferece de forma activa e participada pelos seus sócios inúmeras actividades agrupadas em três grandes áreas: Cultura, Desporto, Lazer e Tempos Livres. Esta instituição é responsável pelo envolvimento de 5% da população portuguesa com a promoção cultural protagonizada pelo clube; não fosse o Millenium BCP o maior mecenas cultural do nosso país.

São projectos semelhantes a este que proporcionam aos diferentes grupos sócio-profissionais a participação e contributo para uma verdadeira dinâmica cultural geradora de processos participativos e estimulo das capacidades creativas de cada indíviduo, envolvedo-os no seu próprio processo de desenvolvimento sociocultural, não fosse o lema do clube - "Viva o seu tempo livre".

Estamos conscientes que está prática social não é novidade no panorama nacional. Encontramos projectos associativos semelhantes em diversas instituições privadas e públicas, associações que visam o aproveitamento do tempo livre do seus colaboradores. Mas em que modelos?

Infelizmente, as instituições privadas e públicas na Região Autónoma da Madeira não têm manifestado o devido interesse para os benefícios saudáveis que este tipo de política empresarial proporciona, e o seu contributo na dignificação da pessoa e no desenvolvimento de políticas de educação não formal. É preciso fomentar o desenvolvimento de mecanismos activos na participação e discussão da vida cultural das nossas comunidades, não só a partir das políticas culturais públicas, mas também, é um trabalho a desenvolver paralelamente no seio destas "novas" formas de assocativismo.

Sem comentários: