sábado, 12 de maio de 2007

"Castelo Animado" - Um projecto de Animação Sociocultural


"No âmbito curricular da disciplina de Oficinas de Animação Comunitária II, foi-nos proposto a concepção de um projecto na área da Animação Sociocultural.

Posto isto, formado e reunido o grupo, gerou-se uma partilha de ideias para supostas temáticas de intervenção, visando sempre numa perspectiva em termos de necessidades da realidade social do meio envolvente.

Decidiu-se então, realizar um projecto que vise, principalmente, a dinamização do património de Beja e a participação activa de grupos de pessoas vindas de varias instituições, como é o caso das escolas, centros de dia e associações de idosos do Concelho de Beja e posteriormente, relacionar tudo isto com a Animação.

Na concepção de todo o projecto realizaram-se as seguintes articulações, Animação e desenvolvimento local, Animação e Património, Jogo tradicional -um Património, Animação na Infância e Animação na Terceira Idade.

A articulação de varias temáticas com a Animação sociocultural permitiu-nos uma melhor definição dos objectivos de todo o trabalho. Assim, este projecto tem como objectivos:

Ø Incentivar a população para o aproveitamento do Castelo, visitando-o e conhecendo a sua história.
Ø Dinamizar o Castelo com actividades de animação;
Ø Promover a dinamização de grupos;
Ø Valorizar as relações inter pessoais;
Ø Incentivar o gosto e a participação das pessoas para as práticas culturais;
Ø Promover melhores formas de aproveitamento turístico do Castelo e do espaço envolvente."


(Cláudia Paixão, aluna do 2º ano do curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Beja e co-autora do projecto "Castelo Animado")



Sem comentários: