O novo governo da Região Autónoma da Madeira já está definido, destaque para o agrupar de duas pastas que se encontravam até então em duas Secretarias Regionais distintas. A Educação na Secretaria Regional de Educação e a Cultura na Secretaria Regional de Turismo e Cultura. Agora, Educação e Cultura ficarão sob a tutela da Secretaria Regional.
A Cultura ganhará com certeza um espaço próprio no contexto regional, mas de proximidade com a Educação. Estou convicto de que não podemos conceber um projecto sociocultural sem um olhar atento para o contexto educativo de uma comunidade.
Este é o exemplo para as autarquias locais, pois em muitas delas, os Pelouros da Cultura e Educação estão separados, não proporcionando um trabalho interdisciplinar. É importante educar para a cultura, uma educação para a cultura da participação nos processos socioculturais e educativos. Educar para a cultura só faz sentido e for uma estratégia desenvolvida em parceria com a escola.
Agora que a Direcção Regional dos Assuntos Culturais será tutelada por uma outra secretaria regional, espero que o seus objectos de intervenção ganhem um novo dinamismo, que a sua acção vá para além do património cultural.
Sem comentários:
Enviar um comentário