terça-feira, 14 de abril de 2009

Linhas orientadoras da Carta do Protagonismo Juvenil

“Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil” foi o tema do III Encontro Nacional de Formação de Jovens Animadores que se realizou entre os dias 9 e 11 de Abril, em Vila Nova de Famalicão, iniciativa da responsabilidade da Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais (PASEC).

Dos trabalhos desenvolvidos, resultou as linhas orientadoras da Carta do Protagonismo Juvenil, aprovada na última sessão do Encontro Nacional. Aqui fica o registo dessas mesmas linhas:


A) São Direitos do Protagonista Juvenil:

- Ter liberdade de expressão
- Ter o apoio das instituições públicas competentes a nível estrutural e financeiro para implementação dos seus projectos
- Ter acesso a espaços de discussão como grupos de base, reflexão ou políticos
- Ter oportunidades de formação como complemento ao seu percurso de desenvolvimento pessoal e social
- Contar com o apoio da família enquanto agente primário de socialização
- Ter oportunidades de intervenção

B) São deveres do Protagonista Juvenil:


- Acatar com a responsabilidade e consequências das opções e intervenções que desenvolve
- Encarar a participação activa como forma de promoção de uma Educação para a Cidadania
- Ser dinamizador e mediador da Comunidade
- Divulgar junto dos seus pares e comunidade as dinâmicas e processos fomentadoras do Protagonismo Juvenil
- Privilegiar na sua intervenção as comunidades de risco
- Respeitar as diferentes Ideologias e Perspectivas de pensamento
- Respeitar a identidade e integridade dos sujeitos com quem interage ou opera
- Encarar-se enquanto indivíduo como Actor, embora sem desvalorizar o seu papel de observador

C) O Protagonista tem como os seus principais Campos de Oportunidade:


- O Associativismo Juvenil é uma das formas de expressarmos os nossos ideários
- Práticas de Educação para a Cidadania
- Promoção do Desenvolvimento Local
- Divulgação das Causas e Projectos Juvenis
- Programa Juventude em Acção
- Programas Nacionais de Apoio aos Jovens
- Produção de Conhecimento na Área juvenil
- A Escola também como espaço de Educação Não-Formal
- Participação Democrática
- Participação e Produção Cultural
- Grupos informais de intervenção local (Ex.: grupos informais da PASEC)
- Metodologias participativas como forma de mobilização das comunidades juvenis

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