quarta-feira, 1 de abril de 2009

1º Encontro de Teatro Comunitário

Felicito a Márcia Pereira, Animadora Cultural e Educadora Comunitária, pela liderança do projecto de Educação pela Arte na Inclusão Social, desenvolvido no Centro Luís de Camões - IPSS, no Funchal. Integrado neste projecto esteve o 1º Encontro de Teatro Comunitário, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Teatro, no passado dia 27 de Março.

Foi com expectativa que fui até ao jardim do Bairro do Hospital, no Funchal, assistir àquele que considero um projecto de Animação Sociocultural; uma iniciativa que reuniu numa clareira rodeada de blocos de cimento, cuja finalidade, é alberguar centenas de pessoas anónimas. Dezenas de pessoas assistiram de forma intimista, provocadora, mas com um sentido de intervenção com a comunidade, muito forte. Afinal falamos de teatro comunitário. Passaram pelo palco, vários grupos de actores, utentes de diferentes instituições de intervenção social, que quiseram partilhar as mesmas e também, outras problemáticas.

Este foi um trabalho também orientado por colegas Animadoras, que através da linguagem teatral procuram desenvolver com os protagonistas da acção, um conjunto de competências sociais, profissionais e de identidade. O teatro é um instrumento de integração social, de estímulo e de tomada de consciência para as problemáticas da comunidade, para outras acções de intervenção com a comunidade, enfim, para a dramatização de outras histórias paralelas à história dramatizada no palco da vida.

O que é o Teatro Comunitário?

O teatro comunitário é uma modalidade de teatro realizada por pessoas com pouca ou nenhuma experiência na linguagem teatral, cujo conteúdo é baseado na realidade quootidiana dos que participam da experiência e na problemática específica da comunidade. Neste estilo de teatro a técnica e a formação de actores é apenas um dos caminhos a serem percorridos. Cabe primeiro pensar o cidadão. Um bom cidadão certamente poderá ser um bom actor.

Sem comentários: