segunda-feira, 7 de abril de 2008

Equipamentos Socioculturais e Educação. Uma relação de proximidade

Os equipamentos socioculturais independentemente da sua vocação artística, são espaços potencializadores da cultura, de práticas de educação não formal e equipamentos privilegiados para o exercício da Animação Sociocultural. Falamos de uma cultura que deverá ser construída com a participação dos actores sociais, de práticas educativas sustentadas no binómio cultura/educação, uma relação de proximidade e de "transformação" do Homem. Um projecto global entre a escola e os serviços educativos dos equipamentos culturais.

Não podemos intervir na realidade social de forma isolada, não podemos construímos uma cidadania alimentada pelo vazio cultural, pelo contrário, a cidadania constrói-se com um projecto de pedagogia cultural.

Os serviços socioculturais autárquicos têm uma responsabilidade acrescida no que respeita à intervenção cultural no âmbito local, ela não se esgota nos projectos culturais autárquicos. Hoje é fundamental um trabalho de parceria, um projecto de cidadania cultural, uma cidadania sustentada num diálogo entre cultura e educação, ou seja, um trabalho coerente entre os serviços autárquicos, alguns deles com funções de gestão dos equipamentos culturais e os projectos educativos que se desenvolvem no seio escolar.

Os equipamentos socioculturais têm uma função pedagógica fundamental na construção das identidades, na afirmação da cultura e na democracia das práticas culturais dos grupos sociais. Os Animadores Socioculturais que exercem funções no âmbito das instituições educativas e nos serviços culturais autárquicos têm que desenvolver um processo contínuo de sensibilização dos actores sociais para a importância da função social de uma pedagogia cultural. Este é um dos desafios que se colocam à Animação Sociocultural no âmbito local, as respostas à realidade social têm que nascer da cidadania cultural.

Sem comentários: