domingo, 17 de fevereiro de 2008

Um processo de Animação com a população sénior

O último número da Revista Rugas/Madeira, na rúbrica Repórter 50+ dedicada ao Centro Social e Paroquial das Preces em Machico, retrata de forma incisiva todo um trabalho de Animação Sociocultural com uma população sénior que vem sendo desenvolvido por um Animador Sociocultural e uma docente. Aqui fica alguns excertos da reportagem que pelo seu conteúdo e por todo um processo metodológico de Animação, parece-me apropiado divulgar na blogesfera.

«Fernando Aveiro é um jovem de 22 anos, animador sócio-cultural do Centro Social e Paroquial das Preces... "Motivá-los para cada uma das actividades é proporcionar-lhes que se sintam úteis, quebrem a barreira do isolamento e explorem as suas potencilaidades" diz o animador; que se preocupa em incluir aqueles que têm mais dificuldades, em termos de mobilidade, para que se sintam integrados e possam dar também o seu contributo.»

"... a Dr.ª Ana Gil, professora do ensino recorrente, acompanha um grupo de alunos, que poderiam ser seus avós, nas disciplinas de português, matemática e mundo actual. Este é um processo de alfabetização e desenvolvimento pessoal que num fundo tem por objectivo principal a valorização pessoal e a facilitação das relações sociais, numa lógica de integração comunitária."

«No âmbito da preparação dos eventos desenvolvem-se muito os trabalhos manuais sobretudo os que se relacionam com o manuseamento de materiais que tenham estado mais ligados às suas histórias de vida como os tecidos e as madeiras. "Tentei trabalhar as artes plásticas e decorativas mas percebi que era desadequado, não vale a pena impor coisas que claramente não são do agrado das pessoas e para as quais não têm apetência. Por isso apostei em perceber o que eram as suas potencialidades e desenvolver actividades em conformidade com essa análise preferindo os trabalhos manuais às artse plásticas"...».

Fonte: Revista Rugas/Madeira, n.º 10, II Série, Fevereiro 2008

Sem comentários: