A educação não-formal é um processo de aprendizagem social centrando no formando, através do desenvolvimento de actividades que têm lugar fora do sistema formal. A educação não-formal é um processo voluntário de aprendizagem e de "educação fora da escola". Ela pode desenvolver-se nos mais variados espaços.
São áreas de abrangência ou de actuação da educação não-formal o processo de conscientização dos indivíduos para a compreensão dos seus interesses e do meio social que os envolve, pela participação em actividades grupais; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou o desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objectivos comunitários visando a solução de problemas colectivos, a par da aprendizagem dos conteúdos do processo educativo formal em formas e espaços diferentes.
A educação-não formal é um processo voluntário não hierarquizado que encontra terreno fértil para o desenvolvimento de práticas educacionais no âmbito do trabalho comunitário social ou juvenil, nos projectos de voluntariado abrangidos pela actividdade associativa ao nível local, nacional e/ou internacional. Nesta abragência de espaços encontramos múltiplas formas de desenvolvimento de processos de educação não-formal.
Há valores sociais e humanos que são intrínsecos à educação não-formal e à Animação Sociocultural. São eles: os direitos humanos, a tolerância, a promoção da paz e da justiça social, a busca da igualidade de oportunidade para todos, o diálogo intercultural e religioso, a promoção de uma cidadania activa e de inclusão social.
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