terça-feira, 16 de outubro de 2007

"Animadores precisam-se, mas..."

Acredito e defendo que a conscientização para a Animação Sociocultural e a dignificação do Animador deverão assentar num processo contínuo de conscientização das instituições e dos múltiplos agentes que quotidianamente trabalham pela afirmação de uma presença efectiva e valorizada em contexto institucional e no seio da comunidade.

A este propósito o editorial da Revista Rugas, na edição n.º 6, II série, Outubro 2007 (edição da Madeira) assinado pelo seu director Paulo Santos, reflecte da necessidade de Animadores Socioculturais nos Centros de Dia e nos lares, uma necessidade que é vista por alguns responsáveis institucionais como um recurso dispensável do quadro de recursos humanos. Uma visão ditada pelo orçamento ou pela falta de visão estratégica de desenvolvimento de um projecto sociocultural desenhado para a população idosa.

A Revista Rugas dedica ainda uma página com informações úteis para os Animadores Socioculturais, nomeadamente, a divulgação do Forum on-line sobre Animação em http://apdasc.forumvila.com/index.php?mforum=apdasc da resposnabilidade da APDASC; divulgação do novo website da CASCA - Cooperativa de Animadores Socioculturais e Afins, CRL e publicita a admissão de estudantes dos cursos superiores e profissionais de Animação em regime de estágios curriculares na APDASC.

Pareceu-me importante deixar aqui um apontamento sobre aquele que deverá ser um processo permanente de consciencialização comunitária para a Animação Sociocultural.

Sem comentários: