segunda-feira, 9 de julho de 2007

Um projecto de "envelhecimento activo"... Um projecto de Animação Sociocultural

"Sempre Jovem" é o nome de um grupo de mulheres, que corporizam um projecto no domínio da actividade teatral, da dança e da música, no Concelho de Câmara de Lobos. O curioso está na média de idades que ascende os cinquenta anos, algumas dessas pessoas, são oriundas dos centros de dia, onde actualmente, estão integradas. O grupo nasceu da vontade dos elementos femininos em expressar o seu gosto artístico através da expressão dramática, alertando a comunidade para a crítica social.

Este é um verdadeiro projecto de Animação Sociocultural, um projecto que nasceu da vontade popular de um grupo anónimo de pessoas. Um projecto apoiado pela autarquia camaralobense. Os verdadeiros projectos de Animação nascem em contextos informais, do livre espírito de participação dos grupos, das suas necessidades e vontades.

Um processo de envelhecimento activo só é viável quando a cooperação e a conjugação de sinergias por parte de um conjunto de instituições é sustentável. Na minha opinião as autarquias têm uma responsabilidade acrescida no quadro da intervenção social. Por um lado, devem criar condições de bem-estar social colectivo, por outro lado, devem facultar instrumentos para que os grupos de terceira idade tenham as mesmas oportunidades de intervir na vida cultural local.

O envelhecimento activo acontece com a participação dos indivíduos e o seu envolvimento em actividades de desenvolvimento psicossocial de cada indivíduo e do grupo em sociedade.

Sem comentários: