segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Programa "Todos Diferentes, Todos Iguais"

O Programa "Todos Diferentes, Todos Iguais" (TDTI) foi criado pela Portaria n.º 111/2007 de 24 de Janeiro, e tem como objectivo promover um debate participado sobre os direitos humanos, promover e celebrar a diversidade.

Algumas das áreas de intervenção, de acordo com o Artigo 2.º do Programa com especial interesse para os Animadores são:

d) Animação sócio-cultural que tenha em vista a promoção da inter-relação étnico-cultural;

f) Apoio a acções de formação para a cidadania e os direitos humanos;

i) Acções de educação para a cidadania, em contexto escolar ou outro, na área da educação não formal.

As associações juvenis, grupos informais de jovens e entidades privadas sem fins lucrativos são as entidades que se podem candidatar ao Programa TDTI. Esta é uma oportunidade para um maior investimento público no apoio ao movimento associativo e uma resposta por parte deste à sociedade civil em matéria de participação social.

O Programa TDTI é a oportunidade de operacionalizar projectos de Animação Sociocultural no domínio de acções que visem a integração social e de educação para a diversidade cultural, um trabalho a desenvolver com a população juvenil no âmbito das práticas de educação não formal e na integração de populações vulneráveis na dinâmica social local.

Na minha óptica este programa é uma excelente oportunidade para a promoção de uma cidadania de inclusão. Portugal é um país de acolhimento há várias décadas, mas, ainda há muito a fazer. O acto de acolher implica o desenvolvimento de acções que possibilitem a igualdade de oportunidades no acesso à cultura, à educação, à política e à habitação.

As autarquias através dos seus serviços de cultura, educação e juventude devem possibilitar um maior apoio à intervenção das associações locais, e operacionalizar projectos de Animação Sociocultural com o movimento associativo e as instituições educativas em matéria de cidadania participativa visando todas os grupos sociais.

Sem comentários: