O Decreto Regulamentar Regional n.º 4/2007/M altera a orgânica do Serviço Regional de Prevenção da Toxicodependência (SRPT), órgão da Secretaria Regional dos Assuntos Socias da Região Autónoma da Madeira.
Este órgão regional tem como missão coordenar e executar as medidas e políticas relativas à problemática da toxicodependência, bem como dinamizar e proceder ao acompanhamento da execução do Plano Regional de Luta contra a Droga e a Toxicodependência.
De acordo com a nova orgânica, o quadro de pessoal da SRPT contempla a figura de Animador Social integrado no grupo de pessoal técnico-profissional da carreira Técnico-profissional.
Considero a restruturação orgânica de um serviço público regional, um passo importante para os Animadores e a Animação; no sentido de que é com pequenas acções do ponto de vista do quadro administrativo, que possibilitarão uma maior intervenção e reconhecimento da figura do Animador Sociocultural, social, juvenil ou educativo. Independentemente da sua nomenclatura o Animador começa a conquistar pequenos espaços de intervenção que outrora lhes era vedado por outros profissionais.
Desta feita, o Animador aparece integrado numa equipa multidisciplinar responsável pelo desenvolvimento de projectos no âmbito da prevenção das toxicodependências.
Estou convicto que esta medida é uma alavanca para o desenrolar de um processo de acreditação da figura do Animador Sociocultural na Região Autónoma da Madeira. Ventos favoráveis à Animação Sociocultural no contexto insular fazem-se sentir.
Sem comentários:
Enviar um comentário