quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Caminhos da Animação"

Apraz-me escrever sobre o Colóquio "Caminhos da Animação", uma iniciativa do curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Beja (ESEB)/Instituto Politécnico de Beja (IPB) que ao longo das sete edições, tem marcado a discussão/reflexão sobre a Animação Sociocultural e a emergência de novos âmbitos de intervenção desde a perspectiva da Animação. A VII edição marca a apresentação oficial de três novos organismos associativos: o Nodo RIA Portugal que terá a sua sede na ESEB/IPB, da Associação Insular de Animação Sociocultural - AIASC e da Rede Anim@te.

O Colóquio "Caminhos da Animação" reveste-se de importância acrescida para a dinamização do curso de Animação da ESEB, sem nunca perder a sua componente técnico-científica que os seus responsáveis continuam a associar-lhe e bem. Uma palavra de apreço ao corpo docente e discente pela forma responsável, inteligente e criativa com que organizam o Colóquio "Caminhos de Animação", um espaço privilegiado para reflectir sobre as práticas da Animação Sociocultural. Os organizadores do colóquio aliaram de forma inteligente a teoria à prática, possibilitando a todos os participantes uma comunhão sobre os possíveis e emergentes âmbitos de intervenção no exercício profissional do Animador Sociocultural.

Por fim, um apontamento sobre o plano de estudos da licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Beja. Este plano congrega matérias disciplinares de natureza técnico-científica e teórico-prática capazes de responderem a uma formação especializada de forma equilibrada e evolucionista, proporcionando aos futuros Animadores Socioculturais um conjunto de saberes-fazeres necessários à sua prática profissional. O plano de estudos oferecido revela uma preocupação permanente na dignificação formativa dos Animadores, procurando dar respostas às necessidades socioculturais das comunidades do século XXI. É um sinal claro de acompanhamento dos novos tempos.

Sem comentários: