quinta-feira, 27 de maio de 2010

A propósito do debate "Formação em Animação Sociocultural"

O Fórum FNAC Madeira foi uma vez mais o espaço eleito para a realização do debate sobre a "Formação em Animação Sociocultural", iniciativa que acontece a nível nacional, e que na Madeira foi organizada pela Delegação Regional da APDASC, no passado dia 22 de Maio.

Há semelhança do debate anterior, dessa feita, um tema nada pacífico - o "Estatuto do Animador" -, foi intenção da organização sentar à mesa do debate para reflectir sobre a formação dos Animadores, docentes dos cursos de Animação Sociocultural dos ensinos técnico-profissional e superior com o objectivo de a partir de uma perspectiva holística discutir um tema que merece ser reflectido com a singularidade que o exige, sem negligenciar a dimensão plural de afirmação das suas potencialidades, provocando o questionamento sobre as particularidades da formação em Animação Sociocultural.

Este foi um debate onde se procurou reflectir com os Animadores as muitas ofertas formativas em Animação; discutir os diferentes planos de estudos ao nível das mais valias para uma formação integral do Animador Sociocultural. A formação do Animador deve contemplar um plano de estudos interdisciplinares, proporcionando-lhe uma formação eclética, capaz de munir os futuros agentes socioculturais de um conjunto de saberes disciplinares que são o resultado da confluência e contributo de diferentes áreas disciplinares; de técnicas de investigação e intervenção social, bem como, de uma formação em "humanidade" que dote os Animadores de uma vontade e necessidade de conhecer e trabalhar com o outro.

Na nossa opinião a formação académica que confere aos formandos o grau de licenciado em Animação Sociocultural; Animação Socioeducativa, Educação Comunitária e Intervenção Sociocultural entre outras nomenclaturas são sinónimo de uma dispersão que em nada beneficia os Animadores. Defendemos uma unificação das diferentes nomenclaturas, medida que em nada prejudicará a identidade dos Animadores e as particularidades dos diferentes planos de estudos ao nível do 1º Ciclo de acordo com o Processo de Bolonha. O plano de estudos do 2º Ciclo pode e deverá oferecer uma panóplia de especializações no âmbito da Animação em comunhão com outras áreas disciplinares. Em bom tempo o Ministério da Educação legislou sobre esta matéria relativamente aos cursos técnico-profissionais, uniformizando em uma única nomenclatura as muitas designações que acompanhavam o "Animador Sociocultural/Assistente...".

Curiosamente, houve manifestações de vontade para que haja um plano de formação de curta duração no âmbito da Animação Sociocultural. Esta é uma ideia já equacionada no sentido de oferecer aos Animadores da Região Autónoma da Madeira uma formação complementar à sua formação académica de base, proporcionando a estes agentes estratégias complementares no desenvolvimento da suas actividades profissional e voluntária.

Sem comentários: