segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Animação do Turismo em Espaço Rural

A Animação Turística no contexto do turismo em espaço rural carece de um projecto global de desenvolvimento integrado, equilibrado e participado por todos os actores que protagonizam este nicho de mercado turístico. A promoção turística em espaço rural tem que ser uma aposta diversificada e inteligente, com o objectivo de dinamizar um mercado que exige projectos de Animação Turística de qualidade, cujo sucesso é selado pelo trabalho em rede com as autarquias, os agentes socioculturais e de forma mais directa e responsável entre as unidades de turismo em espaço rural.

A Animação Turística deve ser percepcionada por todos como um conjunto de acções e técnicas direccionadas a motivar, promover e facilitar uma maior e eficaz participação activa dos turistas no desfrute do seu tempo livre (tempo de férias). Ela pode contribuir para o desenvolvimento local numa dimensão económica, social, cultural e ambiental. Um desenvolvimento mediado pelo relacionamento dos turistas com as gentes e com o seu património cultural material e imaterial; uma integração sociocultural activa transformadora do tempo livre em ócio activo.

Não basta oferecer uma pequena unidade hoteleira, resultado da recuperação do património arquitectónico. Há que inovar na forma como se defende as políticas de Animação Turística em espaço rural. É preciso conceber um plano promocional do turismo rural com parceiros públicos e privados. As pequenas e micro empresas locais podem e devem ter um papel activo e de co-responsabilidade no desenvolvimento turístico local, elas são parceiras privilegiadas. Um plano de Animação Turística em espaço rural deve contemplar a recuperação e fomento do artesanato rural, da gastronomia e da cozinha tradicional; a promoção de iniciativas que valorizem a história, a cultura e os patrimónios locais, actividades dinamizadoras da economia local e regional através da criação de emprego. As iniciativas decorrentes da actividade turística não se esgotam aqui, elas dependem da capacidade de inovação e criatividade dos seus protagonistas.

A Animação Turística em espaço rural tem que ser o epicentro da promoção de projectos e actividades a partir das iniciativas locais, possibilitando à população que seja gestora e protagonista de projectos de Animação facilitando desta forma a reanimação dos territórios rurais e das suas populações, numa perspectiva solidária de contributo para o desenvolvimento endógeno integral, valorizador das identidades culturais e da promoção da cultura local no mundo global.

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