sexta-feira, 27 de junho de 2008

As Provas de Aptidão Profissional

No cumprimento da legislação dos cursos técnicos leccionados pelas escolas profissionais, os alunos no culminar da sua formação ( nível III), sujeitam-se a uma avaliação interna e externa, através das PAP'S - Provas de Aptidão Profissional - um exercício individual de demonstração das competências adquiridas e desenvolvidas no decorrer da sua formação teórico-prática.

Fui júri das PAP's dos alunos do curso técnico de Animação Sociocultural, tarefa um tanto espinhosa, pois, é de grande responsabilidade num tão curto espaço de tempo, avaliar um conjunto de trabalhos/projectos, na sua maioria meritórios das respectivas avaliações. A apresentação dos projectos que tive o privilégio de assistir, e digo-o de forma sincera, foi para mim, momentos de grande cumplicidade com aqueles futuros Animadores Socioculturais.

Testemunhei a apresentação de projectos de Animação Sociocultural na modalidade cultural, social e educativa. Foi um tempo de revelação de novos pretextos de afirmação do papel do Animador Sociocultural na comunidade, um paradigma defendido inteligentemente, por alguns dos avaliados. Novos âmbitos da Animação Sociocultural no contexto social regional foram abordados de forma incisiva, o que demonstra maturidade na reflexão das questões do exercício da Animação Sociocultural e do papel do Animador em algumas instituições educativas, culturais e sociais (referência às unidades de saúde) da Região.

Felicito os alunos pela maturidade demonstrada, pelo domínio dos argumentos apresentados, pela excelência de alguns projectos, que a serem concretizados serão uma alavanca na mudança social comunitária.

56 comentários:

Sílvia Veríssimo disse...

Eu sou aluna do Curso Profissional de Animação Sociocultural, e tenho que apresentar a PAP no final deste ano lectivo...mas nao temos grande apoio dos professores para a realização da mesma...gostaria de saber se podia divulgar alguns temas...

com os melhores cumprimentos:´
Sílvia Veríssmo

marcio disse...

tal como a silvia sou aluno de animaçao e tenho que realizar a minha pap no final do ano, so que nao tenho ideias muito defenidas do que e uma pAP, nem o tema para a elaborar.
será que me podia ajudar?
amostrando uma ja feita para ter a noçao do que e e como se faz

Albino Viveiros disse...

Olá Márcio!

Tal como disse à Sílvia, a PAP é um projecto pessoal, um exercício prático que deverá nascer de um conjunto de práticas adquiridas ao longo da vossa formação.

Estou convencido de que a orientação da PAP é responsabilidade dos vossos professores; eles deverão orientar-vos no sentido da definição do tema a trabalhar, sugerindo metodologias de investigação, estratégias de acção, enfim, um trabalho de facilitação de aprendizagens.

Há um conjunto de temas que se cruzam com os âmbitos de intervenção da Animação Sociocultural que podem e devem ser trabalhados por vós. É vossa tarefa "descobrir" esses âmbitos e a partir deles, desenvolver um processo contínuo e coerente de investigação-acção que certamente dará corpo à vossa PAP.

Os professores não são simples transmissores de conhecimento. Eles têm uma responsabilidade acrescida na vossa formação como alunos e cidadãos. Exijam...

Cumprimentos,

Albino Viveiros

marcio disse...

nao me poderá fornecer uma pap para ter uma noçao especifica do modo como deverá ser realizada.A turma ainda nao tem uma noçao idealizada do que é uma pap e do modo como se faz.
E que ja procuramos um exemplar e nao conseguimos, os professores estao tambem com dificuldades, porque é algo de novo para eles, e visto que na nossa zona fomos os primeiros animadores, a escola nao está preparada para nos fornecer e esclarecer este assunto. Ainda continua a ser incognita.

com os melhores cumprimentos:
Marcio Carvalho
marcituh16_car@hotmail.com

sara disse...

OLA...

tal como diz a Silvia e o Marcio eu sou finalista do Curso de Animação Sociocultural e tenho que apresentar a PAP....mas tou sem ideias

a minha PAP tem que estar relacionada com o meu estagio, e é ai que esta a minha dificuldade para arranjar um tema pois eu este ano vou estagiar para a Casa Museu Teixeira Lopes em Vila Nova de Gaia.

queria pedir que me desse algumas ideias sobre temas para a PAP

Com os melhores cumprimentos
sara

Unknown disse...

Ola Animadores!

Eu felizmente apresentei a minha PAP ontem e correu bastante bem. O tema da nossa PAP era deixado ao critério dos alunos e tinhamos de apresentar um projecto sobre esse mesmo tema.

O meu tema foi artes de rua, o que deu bastante trabalho na fase da pesquisa, pois existe pouca informação sobre esta área da animação.

A minha escola apoiou bastante os alunos, facultando diverso material sobre como realizar uma PAP, apesar de ser o primeiro ano que esta está a realizar Provas deste tipo, pois a escola so tem 3 anos.

O numero de alunos por PAP também foi bastante controverso, pois diziam-nos que esta tinha de ser individual, mas depois de lermos os anexos que o ministerio mandou para a escola, descobrimos que a PAP pode ser realizada em grupo, desde que, todos os elementos, tenham papeis definidos dentro do projecto.

Boa Sorte para as vossas PAP's e se precisarem de alguma comentem!!

:)

Claudia disse...

Ana tbem tou no Curso Animação Sociocultural e como tu ja fizeste a PAP pudias.me dar algumas ideias ? alguns temas/problemas para o meu projecto?

Claudia disse...

Sff :)

Unknown disse...

Olá Ana, gostava muito de poder falar particularmente contigo, se poderes adiciona-me:
andeitah_10@hotmail.com

Obrigada :)

Rosa disse...

Ola Ana e outros. Este ano é o meu 3º ano e sou finalista no curso de animação sóciocultural. também na minha escola é o primeiro curso profissional ke abriu e os professores e até mesmo a escola estão á "toa" com isto da PAP. Eu precisava de ajuda para elaboração de tema (ideias/temas) e até talvez se podessem que me mandassem uma pap pa ver como é elaborada. obrigado

Unknown disse...

Ola rosa

envia-m o teu e-mail e assim posso esclarecer todas as tuas duvidas e ate ajudar-t na escolha do tema.

Albino Viveiros disse...

Olá Rosa!

A PAP é um projecto pessoal e como tal,deverás eleger um tema, sobre o qual, possas desenvolver uma linha de reflexão-acção pessoal, desde a prespectiva da realidade social.

A PAP, Prova de Aptidão Profissional traduz-se na elaboração de um projecto de Animação Sociocultural. Antes de qualquer avanço, aconselho-te a definir o objecto de estudo/intervenção.

Bom trabalho!

Albino Viveiros

Anónimo disse...

Ola boa noite! Eu tambem ando no curso de animação sociocultural no 2º ano. E eu ando um bocado indecisa em decidir pelo menos o grupo alvo que vou utilizar para fazer a PAP. Podia-me ajudar?
Deixo aqui o meu mail. Quando puder adicione-me.
vieira_dii@hotmail.com

Diana

Anónimo disse...

Olá!
Estou no 3.ºano de Animação Sociocultural e este ano terei que realizar a minha Prova de Aptidão Profissional. Mas tenho andado um pouco confusa...
Podería dar-me algumas ideias acerca de actividades para animação na terceira idade? Porque pensei nos idosos como publico-alvo.
Mas não sei o que fazer ao certo.
Desde ja, obrigada pela atenção!

Unknown disse...

Se alguem precisar de ajuda podem me enviar o vosso email para tentar ajudar no que puder, visto que ja realizaei a minha PAP e assim posso dar algumas dicas ;)

Anónimo disse...

Ola' Ana !
Tal como ja disse neste Blog, sou aluna do terceiro ano de Animação Sociocultural e este ano tenho que fazer a minha Prova de Aptidão Profissional .
O publico-alvo com quem quero trabalhar, sao os idosos, mas ainda nao sei bem o que fazer...
Poderias ajudar-me, se possivel?
O meu mail e': debora_milagaia14@hotmail.com
Desde ja, obrigada !

Beatrizz disse...

Ola sou aluna do 3ºano do curso de Animação e tenho que começar a realizar a minha PaP, o que me esta a dar um grande dor de cabeça.
Não sei o que fazer e como fazer!
Podes me ajudar?

Catarina Abreu disse...

Olá Boa Noite...
Sou aluna do Curso de Animação Sociocultural na Escola Profissional Atlântico e queria muito pedir uma pequena ajudinha que estou meia entalada em relação ao meu tema de pap que vai ser este ano que vou fazer... O meu tema é " Animação com Doentes Terminais" e queria saber mais informações sobre esse tema que aqui na net não tem nada... Sabe se tem alguns livros sobre esse tema ou alguns sites que possa favorecer?
Meu email: moreninhaa89@hotmail.com se poder claro me adiciona ficava muito feliz.
Beijinhos

Albino Viveiros disse...

Olá Beatriz!

Parece-me que há um ponto comum a todos. Definir uma linha metodológica de trabalho em relação às vossas PAP's.

Sugiro que defina o tema da sua PAP. Este passo inicial é fundamental para que organize as suas ideias e leituras, que serão necessárias realizar, no sentido de fazer o enquadramento teórico, que deverá ser complementado com o desenho de um projecto de Animação Sociocultural.

O desejável é que o projecto seja o resultado do seu estágio, ou pelo menos, que esteja sustentado nas realidades social e cultural do seu público-alvo.

Bom trabalho!

Albino Viveiros

Beatriz disse...

Obrigada Albino. Eu vou estagiar com recém nascidos e crianças ate aos 3 anos, nao consigo arranjar um tema para elaborar a minha PAP. Não me podes ajudar?

Obrigada

Suzana disse...

Olá a todos!
Eu sou aluna do Curso Profissional de Animação Sociocultural, e tenho que apresentar a PAP no final deste ano lectivo...mas não tenho ideias de temas para a PAP uma ves que estou a estagiar com crianças/jovens de um ATL 2º e 3º ciclo.

Podem-me ajudar?

Muito obrigada!

sara disse...

Olá, Ana, estou tambem a acabar o curso de Animaçao sociocultural e como todos vocês tenho de fazer a PAP mas estou sem ideias... se me puder ajudar, agradecia... o meu mail é s.pincha@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá a tds o meu nome é Mara e estou a frequentar o último ano de animador sociocultural...como tal tenho k concretizar a PAP mas estou sem ideias...poderiam me ajudar?
o meu mail é: m-a-r-a-c@hotmail.com

Albino Viveiros disse...

Olá Suzana!

Parece-me que a instituição onde estás a realizar o estágio (ATL), é um excelente recurso para o tema da PAP. Ou, a partir dessa realidade juvenil podes desenhar outros temas de relevante interesse. É uma sugestão.

Bom trabalho!

Albino Viveiros

Suzana disse...

Olá, obrigada pela sugestão.

Não podes ser mais explicito por favor?

Obrigada

Albino Viveiros disse...

Cara Suzana,

Sugiro que trabalho tema da Animação Sociocultural com jovens ou se quiseres a Animação Juvenil partindo da realidades que conheces, fruto do estágio: o ATL.

Será enriquecedor para ti poderes trabalhar a partir de uma realidade experenciada por ti e não um tema que porventura poderia ser-te alheio.

Bom trabalho!

Albino Viveiros

Suzana disse...

Muito obrigada.

Vou então falar sobre a animação juvenil partindo das realidades que vivo todos os dias com as crianças/jovens.


Obrigada mesmo :)

Diana disse...

ola, o meu nome é Diana e estou no último ano do curso animação sociocultural. Tenho de apresentar a minha PAP, mas não tenho ideias, alguém me pode ajudar?? O meu trabalho é baseado no estagio que se vai realizar num jardim de infância com crianças entre os 3 e 6 anos de idade.
Se puderem ajudar-me agradeço desde já.
Fica o meu mail: diana_salema91@hotmail.com

Anónimo disse...

Como algumas das pessoas que comentaram eu também estou no 3º ano do curso e se alguém pudesse dar-me umas dicas sobre temas ou assim, deixo aqui o meu mail : marisa_lea14@hotmail.com

(Se a Ana pudesse adicionar-me ficava agradecida lol)

caZinha ´ disse...

Olá.
Eu sou aluna Curso Profissional de Animação Sociocultural, e tenho que apresentar a PAP no final deste ano lectivo. Como vi uns comentários da Ana a dizer que poderia ajudar com as ideias, estou aqui para te perguntar, Ana se me podes ajudar nisso. Tenho algumas ideias, mas não sei se serão as mais apropriadas e acho que serão um pouco complicadas.
Vou deixar aqui o meu e-mail, para me poderes contactar, fico muito grata de isso acontecer.

Muito obrigada ,

Cumprimentos a todos.

=)

caZinha ´ disse...

catia_guida@hotmail.com

Solange Plácido disse...

Olá !
Sou aluna do curso profissional de Animador Sociocultural, tal como muitos dos que comentaram o seu blog. Estou no último ano do curso e ando a preparar a minha PAP. Já tenho tema definido, mas ao longo do curso não houve muito apoio nem da escola nem dos professores em relação a isso e, por isso, estou um pouco "às aranhas" com a sua realização.
Gostaria de saber se me pode fornecer uma PAP para eu analisar, talvez isso me possa ajudar na realização da minha.

O meu e-mail é: solangeplacido@hotmail.com

Aguardo a sua resposta.
Com os melhores cumprimentos,
Solange Plácido

Anónimo disse...

Olá, eu sou do Curso de Animação Sócio cultural e já estou no ultimo ano faltam-me por volta de 2 a 3 meses para entrar em estágio e para preparar a PAP, mas estou um pouco baralhada, eu gosto muito de trabalhar com bebes pois tenho um filho de dois e já passei pela experiência, eu tinha pensado para a minha PAP em arranjar um espaço para cuidar de bebes aos fins de semana, pois eu estou a trabalhar à noite e também trabalho aos fins de semana e sei muito bem como é complicado arranjar alguém que fique com o meu filho, penso que seja uma boa ideia, mas gostava de ter a opinião de pessoas que já tenham realizado a PAP, tenho algumas duvidas que nem a minha escola nos sabe responder e até hoje nenhum professor nos orientou para a realização da PAP, se alguém me pode-se ajudar para o também puder ajudar as minhas colegas eu agradecia imenso, pois eu estudo, trabalho é noite todos os dias e tenho um filho pequeno e ainda tenho que cuidar da minha casa, por isso devem imaginar que não é muito fácil conseguir conciliar as coisas.
Eu estou a adorar este curso tenho é pena de as escolas não estarem paradas para estes tipo de curso, pois porque isto é uma grande realidade, mas espero que para o futuro as escolas comessem a ter mais responsabilidade em relação a isso.

obrigado e espero pela ajuda de alguém...

o meu mail é carla_atalaia@hotmail.com

Anónimo disse...

ola pessoal.

eu estou prestes a terminar o meu curso (animação sociocultural. tenho que entregar a minha pap dia 28 ou seja daqui a 2 dias praticamente :s
o meu problema é que apesar da pap ainda se tem que fazer o relatorio final. se alguem tiver a boa vontade de mandar uma pap pra ver mais ao menos fico grata

o meu mail é joanoka_13@hotmail.com

Maria disse...

olá pessoal!!

estou no 3º ano do kurso de animaçao sociocultural e tambem ando meio á "toa" sobre o meu tema e komo hei de começar...
Se algum me pudesse enviar uma pap para ver mais ou menos agradecia !!

aki ta meu mail pekenita_17@hotmail.com

Adri disse...

sou aluna Curso Profissional de Animação Sociocultural, e tenho que apresentar a PAP no final deste ano lectivo. Como vi uns comentários da Ana a dizer que poderia ajudar com as ideias, estou aqui para te perguntar, Ana se me podes ajudar nisso.
Vou deixar aqui o meu e-mail, para me poderes contactar, fico muito grata de isso acontecer.
agostinhoadri@hotmail.com

Nata disse...

Ola Ana!!

Estou no ultimo ano do Curso e gostaria de ter um conversa particular contigo... será que me das esse prazer de discutir a pap.?
o mail é natacunha2009@hotmail.com. bjinho

leila disse...

olá eu tambem sou de um curso de animação sociocultural, mas já tenho o tema o meu problema é que nao consigo um bom sub titulo, os meus professores dizem que o faço muito grande...
alguem me podia ajudar ssf

Joana Rogério disse...

Olá, Ana e outros mais futuros animadores. Eu tal como vocês sou aluna do Curso Profissional de Animação Sociocultural e também terei de realizar uma PAP, relacionada com o meu estágio, tenho uma pequena ideia mas acho que nao a poderei realizar. Achas que posso falar em particular contigo? Visto que já fizes-te a tua, penso que poderias ser uma optima ajuda.
e-mail: joanaf.lourenco@hotmail.com

Os melhores cumprimentos,
Joana Rogério.

Leonor disse...

Olá Ana, eu sou aluna do Curso Profissional de Animação Sociocultural, e tenho que apresentar a minha PAP este ano, pois estou no último ano do curso.
Eu vou realizar o estágio num lar, mas que também tem centro de dia.
Tenho uma ideia, mas gostaria de ouvir a tua opinião sobre a mesma, uma vez que já fizeste a tua PAP seria uma grande ajuda.
Endereço: Leonor.passarinho@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,
Leonor Passarinho

dina disse...

ola a todos...
como todos voces sou aluna do curso profissional de animador sociocultural e tenho que apresentar a pap... estou sem ideias... alguem me pode ajudar?
ana o meu mail é dina_marciabp@hotmail.com

cumprimentos a todos

Dina Pereira

Unknown disse...

ola eu chamo-me sofia e estou a frequentar o ultimo ano do curso de animação sociocultural, porem estou quase a entrar em estagio e ainda nao sei como elaborar a minha pap, embora ja o tema seja a expressao plastica nao tenho grandes ideias para trabalhar com este tema com crianças dos 2 anos aos 4. se alguem me podesse ajudar aqui fica o meu mail: sofy_fm@live.com.pt
obrigada

Marina disse...

Ola! Eu chamo-me Marina, e estou no curso de Animaçao Sociocultural, e vou agora para i ultimo ano e gostava de ja começar a fazer a pap, mas queri fazer sobre a dança e gostava de saber se tem alguem que possa ajudar-me ou que ja fez e possa mandar-me por mail?? Obrigada =)
Meu mail é: marinarbd_cdm@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá ana, eu mandei uma mensagem para o teu mail, para ver se podias ajudar-me ok!!!
Muito obrigada =)
Marina

Marina disse...

Olá Ana, ja algum tempo mandai um comentario a pedi a tua ajuda e mandai até um mail!!
Mas ainda nao recebi nenhuma resposta e precisava muito mesmo, e se pudesse mandava tbm a tua Pap assim ja tenho aluma noção!

Eu vou fazer sobre a Dança!

Mais uma vez o meu mail é marinarbd_cdm@hotmail.com

Anónimo disse...

Ola eu sou a Sandra, ando no 3 ano do curso de técnico de Apoio á Infância.
Estou com algumas dificuldades, nao sei nenhum tema. Gostaria que me ajuda-sem.
Obrigada aqui fica o meu e-mail para mandar temas
n.oki.nhax@hotmail.com

Andreia Pombo disse...

Oláá, eu sou aluna do Curso Profissional de Animação Sociocultural, e estou no último ano. e daqui a um mês entro em estágio, e a ajuda dos professores é pouca, gostava de saber se me podiam ajudar.

o meu mail é : andreiazinha7@gmail.com

Andreia

Andreia Pombo disse...

Olá, tal e qual como muitos alunos de Animação já disseram. eu queria perceber ao certo o que é a PAP, e alguns temas.

Anónimo disse...

Olá, eu sou a sónia e tou no último ano do curso de Animação sociocultural. Eu preciso de ajuda em relação há defesa do meu tema, já que não sei muito bem o que devo por lá. Será que alguém me pode ajudar?
mail: sonia.leite1@hotmail.com

Anónimo disse...

joaninha1994_@hotmail.com
preciso de ajuda

Anónimo disse...

Ola boa tarde , é assim , estou no ultimo ano do curso de Animação Sociocultural e tenho que começar a realizar a minha PAP , só tem um problema não sei qual o tema que eide fazer para a minha PAP , se fosse possivel gostaria que me dessem alguns exemplos para a minha PAP ...
Obrigada e cumprimentos

Albino Viveiros disse...

A escolha do tema da Prova de Aptidão Profissional (PAP) é um exercício pessoal. Entendo que o aluno deverá possuir ferramentas que o ajudem a eleger o tema da respetiva PAP.

A escolha do tema deve ser visto como um desafio criativo e estimulante para refletir sobre a realidade.

Cumprimentos,

Albino Viveiros

Anónimo disse...

Olá. Também eu ando no 3º ano de animação, e estava a pensar fazer a minha pap sobre autismo, mas estou com receio que não me empenhe muito, pois nao faço a mínima ideia de que actividades é que eide realizar, será que me podem dar uma ajuda???

Anónimo disse...

Olá. Também eu ando no 3º ano de animação, e estava a pensar fazer a minha pap sobre autismo, mas estou com receio que não me empenhe muito, pois nao faço a mínima ideia de que actividades é que eide realizar, será que me podem dar uma ajuda???

Helena Ribeiro disse...

Estou no 12 Ano , estou no último ano do meu curso de Animação Sociocultural e não me surge ideias para realizar a minha PAP . Gostaria de estagiar com idosos e a minha PAP vai-se dirigir para o mesmo público-alvo mas não me surge nenhuma ideia de algo que possa poder fazer com eles . Será que me pode ajudar . Agradecida .

Pepper disse...

Olá, eu sou aluna de 12º e gostaria de saber se alguém me pode ajudar em termos de realização de pap ou escolha de temas uma vez que eu estou bastante indecisa.
E como vou ter que fazer a realização e a apresentação no final do ano, gostaria que pudessem trocar ideias comigo, mostrar-me mais ao menos a realização de uma pap e os pontos mais importantes para uma boa apresentação e defesa de pap.

email: innysofia@gmail.com

Agradeço imenso a quem me puder ajudar.