sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Por uma pedagogia cultural comprometida com os cidadãos (II)

Rafael Sanchéz Sanchéz refere que a pedagogia cultural é um saber pedagógico e define-a, como um ramo da pedagogia especial, cujo objeto como ciência é a educação cultural. A pedagogia cultural estuda e trabalha o desenvolvimento cultural em todos os âmbitos sociais onde se desenvolve.  O fim da pedagogia em foco, é o desenvolvimento cultural como processo de humanização no âmbito pessoal e coletivo. Sanchéz Sanchéz considera três pilares básicos que poderão ajudar a entender o papel da pedagogia cultural:

- Conexão da pedagogia cultural com a realidade cultural;
- Integração da pedagogia no mundo da cultura;
- Trabalhar a pedagogia no desenvolvimento da vida cultural popular.

Os animadores socioculturais têm que assumir um papel de pedagogos para a cultura. Esta tarefa não é ensinada pelos conteúdos programáticos de uma disciplina, ela é apreendida no labor quotidiano, na necessária tarefa de educar os homens como fazedores de cultura, se a entendermos como um conjunto de manifestações artístico-culturais, de saberes e aprendizagens que os indivíduos continuam a preservar e transmitir às gerações futuras, são as relações sociais que humanizam e sustentam a identidade cultural de uma comunidade.

A educação e a cultura são dois mundos que interagem reciprocamente, provocando reações em cadeia, gerando confrontos diários que exigem dos agentes socioculturais e educativos ações planificadas que contribuam para o desenvolvimento cultural local, que suscite nos indivíduos uma aproximação aos bens culturais, que desperte consciências críticas e atuantes sobre a realidade cultural, na maioria das vezes, é um cenário paralelo à realidade vivida.

O conhecimento real e análise crítica dos processos de desenvolvimento cultural serão verdadeiros quando as populações forem efetivamente envolvidas, e refiro-me concretamente, a um processo educativo para a participação ativa na cultura, porque ela não se transmite apenas, são as pessoas que fazem a cultura. A educação para a cultura não é tarefa única dos educadores, é antes de todos os atores sociais. 

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