terça-feira, 23 de outubro de 2012

2013 «Ano Europeu dos Cidadãos»


A Comissão Europeia propões que 2013 seja o «Ano Europeu dos Cidadãos», efeméride que acontece, com a celebração do vigésimo aniversário da introdução da cidadania da União pelo Tratado de Maasticht, a 1 de novembro de 1993. A cidadania da União e os respetivos direitos que lhe são inerentes constituem um dos principais ativos da União Europeia.

O «Ano Europeu dos Cidadãos» visa facilitar aos cidadãos o pleno exercício do direito de livre circulação e residência no território da União Europeia. Neste quadro de intenção e, mais especificamente, o objetivo do Ano Europeu consiste em «aumentar a sensibilização dos cidadãos para o seu direito de residir livremente na União Europeia», «aumentar a sensibilização para a forma como os cidadãos podem beneficiar dos direitos e políticas da UE e estimular a sua participação activa no processo de elaboração das políticas da União» e «estimular o debate sobre o impacto e o potencial do direito de livre circulação, em especial em termos de reforço da coesão e de compreensão mútua».

A cidadania da União Europeia não substitui a cidadania nacional, pelo contrário, complementa-a. É neste contexto que os cidadãos da União têm acesso a uma diversidade de direitos em todos os Estados-membros: direitos enquanto consumidores, no livre acesso a bens e serviços noutros países da União Europeia, à educação e à obtenção do reconhecimento das suas qualificações profissionais, aos cuidados de saúde, direitos em matéria de segurança social, direito ao voto e a ser candidato nas eleições para o Parlamento Europeu e nas eleições autárquicas no Estado-membro de residência.  

A efeméride será assinalada no território europeu, através da organização de uma série de eventos, conferências e seminários, a nível nacional, regional e local.

1 comentário:

Representação Portuguesa da Comissão Europeia disse...

Bom dia,

A Representação da Comissão Europeia em Portugal acaba de lançar o Blogue "Europa". O blogue está alojado na página web da Representação da Comissão (http://ec.europa.eu/portugal) e visa constituir um espaço de diálogo e de debate sobre a Europa.

O Blogue será um meio para dar a conhecer as iniciativas da Representação, responder a dúvidas e acolher opiniões e projetos. "Numa altura em que tanto se fala da crise do projeto europeu, queremos contribuir para renovar as esperanças e expectativas depositadas no futuro da União Europeia", considera o Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal, Luiz Sá Pessoa, na mensagem de boas vindas do Blogue.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal chama ainda a atenção para o facto de 2013 ser o Ano Europeu dos Cidadãos e, como tal, deseja que o Blogue seja uma plataforma para reflexões, textos e comentários de especialistas, instituições e cidadãos em geral também sobre esse tema.

O Blogue está aberto ao público em geral, não sendo necessária a identificação dos visitantes para proceder a comentários.