segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Um exemplo de práticas de Animação Sociocultural

A Associação Cultural Moinho da Juventude foi galardoada com o Prémio Direitos Humanos de 2007. Esta distinção foi atríbuida por um júri constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República portuguesa.

Moinho da Juventude é um projecto comunitário do Bairro da Cova da Moura, na Amadora. É um espaço geográfico habitado por milhares de cabo-verdianos. A Associação Cultural Moinho da Juventude nasceu de um trabalho informal de animação de crianças, organização de mulheres e luta pelo saneamento básico nos primeiros anos da década de 80.

A Associação "foi construída pelos próprios moradores que se confrontavam com problemas comuns e que, através de uma acção conjunta, foram alargando e consolidando os alicerces e objectivos da sua acção".

A associação desenvolve actividades a nível social, cultural e económico, e nas mesmas estão envolvidas crianças, jovens e adultos.

Pais de Bairro é um dos projectos da Associação Moinho da Juventude e um dos pilares do projecto comunitário. Moradores com formação prestam apoio e acompanhamento aos pais na educação e cuidados a ter com os filhos. Ainda nesta linha de apoio socio-parental incluem-se o acolhimento de crianças na ausência dos pais por moradores do bairro com formação adequada, um centro de atendimento que acolhe 42 crianças entre os 0 e os 3 anos e um jardim de infância para crianças até aos 5 anos.

Moinho da Juventude oferece actividades de tempos livres para crianças entre os 6 e os 12 anos, um espaço de convívio de jovens, um estúdio de música, apoio escolar a adolescentes e jovens, cursos de alfabetização, de formação, de informática e actividades desportivas.

Fonte: A semana

Sem comentários: