sábado, 16 de junho de 2007

"Animar e entreter o Povo"

O título deste post não é original, encontrei-o numa frase do artigo de opinião "Machico ganha através da escola" publicado no Diário de Notícias da Madeira, da edição do passado dia 15 de Junho. Uma reflexão pessoal, aberta e crítica, uma posição que admiro em qualquer pessoa, de qualquer credo ou quadrante partidário.

Infelizmente, estas características não são "tábua de salvação" para ninguém, muito menos, quando alguém se dá ao luxo de criticar um processo que desconhece e no qual, todos nós implicados nestas coisas da Animação Sociocultural, consequentemente, da democracia cultural e da participação dos cidadãos na vida municipal em matéria de cultura e educação procuramos, diariamente, desenvolver um processo que desemboque em práticas contínuas de educação para a cultura com a comunidade local, procurando envolver todas as forças vivas do concelho nessa dinâmica social.

Infelizmente, na Região Autónoma da Madeira não há uma consciência política pública para um plano de desenvolvimento sustentável no âmbito sociocultural de um município - uma política cultural municipal. Na minha opinião, enquanto, Animador Sociocultural a desempenhar funções numa autarquia da Região Autónoma da Madeira, é que os municípios estão apetrechados de infra-estruturas culturais e recursos humanos qualificados no âmbito dos seus serviços culturais para definirem e concreterizar uma política de desenvolvimento sociocultural local. Falta sim, vontade política para que isso aconteça.

Talvez, se deva colocar a questão: Animar ou entreter o Povo? Defendo e sempre defenderei a Animação, enquanto, um processo dinâmico gerador de consciências críticas, de participação e, consequentemente, de processos activos de criação cultural, de democratização de práticas culturais que em muitos lugares continuam a ser institucionalizadas. E é neste quadro de intervenção que as autarquias devem comprometer-se com a cultura e os cidadãos.

"Entreter" o Povo é tentar enganá-lo, é um acto irreflectido que acabamos por pagar amargamente. Animar o Povo é desenvolver projectos culturais sustentados na realidade local e nos recursos territoriais disponíveis, é sim exercitar um acto de cidadania com as colectividades locais e com as instituições educativas, é fazer ou tentar desenvolver uma prática de Animação Sociocultural.

4 comentários:

Anónimo disse...

Hello everybody! I do not know where to begin but hope this place will be useful for me.
In first steps it is really good if somebody supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks in advance and good luck! :)

Anónimo disse...

Awesome blog, but it would be better if in future you can share more about this subject. Keep rocking.

Anónimo disse...

Nada contra o artigo, mas não concordo com alguns pontos para alguns extenct . Eu sou provavelmente uma minoria , porém, lol. Obrigado por compartilhar .

Albino Viveiros disse...

Está no seu direito de discordar. Agradeço que partilhe os pontos que discorda, no sentido, de podermos debater o seu ponto de vista.

Cumprimentos,

Albino Viveiros