A acontecer, o I Congresso Internacional de Animação, Artes e Terapias que se realizou em Ponte de Lima, seria o evento privilegiado que testemunharia a criação da Associação da Rede Lusófona de Animação Sociocultural, uma ideia lançada pelo Prof. Victor Melo (Brasil) no decurso das III Jornadas Internacionais de Animação Sociocultural realizadas em Março de 2006, em Chaves.
A ideia foi acolhida pela Comissão Executiva do Congresso Internacional de Animação, Artes e Terapias que procurou concretizar o projecto, mas, infelizmente dos contactos estabelecidos com as Embaixadas dos países de língua portuguesa, só a Embaixada de Timor-Leste em Portugal mostrou abertura e disponibilidade para associar-se a este projecto, fazendo-se representar no I Congresso Internacional de Animação, Artes e Terapias por um Acessor do Embaixador.
A Galiza pela voz do Prof. Manuel Vieites também manifestou interesse em aderir à Rede Lusófona de Animação.
A Rede Lusófona de Animação Sociocultural visa ser uma plataforma de cooperação, solidariedade e de troca de experiências de trabalho entre Animadores Socioculturais e associações de Animação Sociocultural portuguesas com as suas congéneres nos países africanas e com o mais jovem país do mundo, Timor-Leste.
Infelizmente, a criação da Rede Lusófona de Animação Sociocultural foi adiada, por motivos alheios à organização, mas da reunião promotora da Rede realizada no decurso do Congresso, nasceu uma comissão dinamizadora da Rede Lusófona de Animação Sociocultural constituída pelo Prof. Doutor Marcelino de Sousa Lopes, o Prof. Doutor Manuel Vieites, o Dr. Dantas Lima e por alguns Animadores Socioculturais presentes na reunião que manifestaram vontade em contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade deste projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário