terça-feira, 27 de março de 2007

Dia Mundial do Teatro

Hoje, dia 27 de Março comemora-se o Dia Mundial do Teatro. Uma efeméride comemorada por diferentes instituições, mas de forma particular pelos grupos de teatro com a apresentação de vários espectáculos nos equipamentos culturais da metrópole. E o resto do território insular! É paisagem?

As comunidades que vivem fora dos grandes centros urbanos são despojadas de uma vida cultural, onde a sua pseudo-participação é marcada pela ausência de práticas socioculturais. Infelizmente acabamos por culpar o público pela sua ausência nos espectáculos teatrais. O que é que os diferentes agentes socioculturais têm feito para contrariar essa realidade?

O teatro deve assumir um papel pedagógico junto das populações, de intervenção, de crítica social, acessível às diferentes classes sociais, especialmente às classes desfavorecidas e aí talvez, todos nós possamos contribuir para que as coisas ganhem outro rumo.

Não esqueçamos que as autarquias são as garantes da democracia no contexto local, uma democracia cultural e com responsabilidade no desenvolvimento de processos de alfabetização cultural das populações. Os apoios ao associativismo cultural é fundamental para que a cultura continue viva e dinâmica, mas é fundamental que as diferentes instituições que desenvolvem um trabalho no campo artístico, nomeadamente no teatro ponham em prática o lema - educar para e na cultura.

2 comentários:

rui disse...

bem

Teresa disse...

Oi!!!
Sou blog está muito bacana!
Gostei e quando eu puder,
Voltarei aki pra comentar.
ok*
Bjos
Teresa