quarta-feira, 7 de março de 2007

2007 - Ano Internacional de Igualdade de Oportunidades para Todos - Uma visão desde a Animação Sociocultural


O Parlamento Europeu e do Conselho instituiu 2007 como o Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos. Esta iniciativa comunitária tem como objectivo central sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade mais justa e solidária através da promoção da igualdade.

Esta é uma oportunidade para a operacionalização de projectos de Animação Sociocultural no âmbito da promoção da cidadania e da socialização de grupos e comunidades, que em situações específicas são discriminadas pelo poderes instituidos e despromovidas de mecanismos de acção em favor de igualdade de oportunidades no âmbito da educação, do acesso à alfabetização cultural e à participação na vida comunitária.


É necessário facultar instrumentos e construir espaços de acção que sejam um incentivo para a consciencialização colectiva da diversidade cultural e de inclusão de grupos que muitas vezes são "olhados" de forma diferente. Esta é uma realidade a que nos habituamos e toleramos, mas que pouco ou nada fazemos no sentido de possibilitar a integração sociocultural de pessoas de diferentes culturas, outras com baixo grau de escolaridade ou portadoras de deficiência, cidadãos que em casos localizados apenas conhecem a realidade local, mas, são cidadãos do mundo.


É na diversidade que está a riqueza cultural, onde poderemos descobrir novos sentidos para a democracia; o convite à participação na vida cultural local e a promoção da cultura do Outro são factores de inclusão social e de vivência do pluralismo cultural que nos nossos dias é uma realidade incontornável. E porque estamos a problematizar a inclusão social e a igualdade de oportunidades para todos, importa frisar o papel que a Animação Sociocultural assume na inclusão de grupos sociais mais desfavorecidos ou de faixas etárias mais vulneráveis, no âmbito das relações sociais ao nível da comunidade local.


Entendemos que a Animação Sociocultural tem que assumir um papel estratégico na operacionalização de acções em favor da Igualdade de Oportunidades para Todos. A Animação enquanto metodologia de intervenção no social e de catalização de meios para a promoção social e autodesenvolvimento dos grupos deve constituir com os protagonistas da acção, formas e conteúdos para a afirmação das suas identidades socioculturais e plena integração na comunidade local.


A Animação Sociocultural deve potencializar a democracia nos processos de consciencialização para valores como a tolerância, a convivência multicultural, o respeito mútuo, a solidariedade e a cooperação. Estes são princípios universais de uma sociedade que tem como utopia fomentar a igualdades de oportunidades para todos os cidadãos que co-habitam num determinado território. A (re)inserção social é uma acção quotidiana que deve ser partilhada pelos diferentes agentes do social, mormente os Animadores Socioculturais, pois, estes trabalhadores culturais desenvolvem um trabalho próximo dos grupos ao nível do desenvolvimento de acções concertadas que visam o seu próprio desenvolvimento.

Os projectos que sejam desenvolvidos no quadro do Plano Nacional de Acção do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos devem contribuir para a promoção da cidadania e divulgação dos Direitos Humanos, a par da solidariedade intergeracional como factores de cidadania.

Sem comentários: