sábado, 3 de março de 2007

Continuemos a debater a Animação Sociocultural

Terminou o 1º Forum de Animação Sociocultural sob a égide da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA). Neste forum muito se escreveu; expressou-se sentimentos e formas de sentir a Animação Sociocultural, enquanto processo provocador de mudanças, instrumento de acção ao serviços dos grupos e comunidades. Discutiu-se distintas realidades quotidianas inerentes ao exercício da Animação Sociocultural de forma peculiar, o dualismo Animador Sociocultural profissional/voluntário.

Acerca deste binómio tive a oportunidade de expressar a minha opinião anteriormente e que pode ser lida neste blog, no post "Animador Sociocultural profissional ou voluntário". Mas outros temas que se cruzam com a prática da Animação foram focados, nomeadamente, o associativismo, os problemas inerentes à prática da Animação, os novos âmbitos que vão ganhando território e que não deixam de ser âmbitos da Animação Sociocultural no espaço iberoamericano.

Ficou expresso de forma clara a necessidade de estudar a realidade social da Animação Sociocultural e a formação académica dos Animadores, com especial incidência para o Ensino Técnico-profissional. E despoltar acções concretas no social e institucional, no sentido de dignificar a profissão do Animador Sociocultural.

Aqueles que tiveram a oportunidade de participar no forum procuraram responder ao tema do mesmo - "De que falamos quando falamos de Animação Sociocultural?". Foi um desafio e um estímulo para nós, Animadores, que no quotidiano e partindo da realidade social procuramos encetar novas estratégias que possibilitem uma melhor e mais amena relação das comunidades com os problemas vividos.

O forum foi concerteza um espaço de comunicação e Animação entre os participantes. Eles deixaram testemunhos, relataram experiências e reflexões que originaram outras interrogações acerca do que é a Animação Sociocultural. A participação portuguesa fez-se sentir pelo testemunhos de alguns Animadores. O acompanhamento quase diário do que se escreveu, despoltou em mim, um sentimento de luta no sentido, de que é necessário construirmos um espaço de comunicação e debate entre Animadores profissionais ou voluntários, sejam eles, Animadores Socioculturais, Educativos, Sociais ou Animadores de Tempos Livres. Urge debatermos a Animação em Portugal, é nossa responsabilidade contribuirmos para a história da Animação Sociocultural no espaço lusofono e iberoamericano.

Sem comentários: