quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pedagogia de Intervenção social e Animação na Europa

O Clube Intercultural Europeu, o Teatro Ibisco – Teatro Inter-Bairros para a Inclusão Social e Cultura do Optimismo e a Escola Superior de Educação de Lisboa são as entidades organizadoras do projeto formativo «Pedagogia de Intervenção Social e Animação na Europa». O projeto terá três fases, com a primeira a realizar-se em Lisboa, entre os dias 19 e 26 de outubro de 2013, seguindo-se, Berlim e Bordéus.

Este projeto europeu que envolve Portugal, França, Alemanha e Espanha permitirá a reunião de profissionais e dirigentes associativos nos campos da educação, da intervenção social e da animação sociocultural que trabalham com e em favor da juventude, com o intuito de partilharem experiências, reflexões, conhecimentos e técnicas pedagógicas nas áreas da intervenção social e da animação. A formação permitirá o intercâmbio de práticas intra-europeias, com pedagogias ativas e métodos de «educação nova».  


A formação possibilitará aos participantes conhecer, aprender e desenvolver competências pedagógicas e de partilha com outras culturas profissionais; refletir, debater e capacitar os envolvidos na formação em temas relacionados diretamente com as problemáticas que assolam a juventude, bem como, trabalhar em projetos com recurso a visitas a instituições, cafés pedagógicos e ateliers. A formação permitirá aos participantes a inserção numa rede europeia de cooperação podendo facilitar projetos de intercâmbio de jovens e profissionais.



Os conteúdos que serão abordados na formação focará a animação linguística, realização de visitas de estruturas com práticas pedagógicas de intervenção social e de mediação sociocultural, cafés pedagógicos com profissionais, conferência sobre as potencialidades e os desafios da animação com especialistas, role plays e aprendizagem de técnicas diretas de intervenção com diferentes públicos e descoberta cultural.





Sem comentários: