terça-feira, 7 de agosto de 2012

4º Congresso Iberoamaricano de Animação Sociocultural



A Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural através do Nodo RIA Uruguai organiza o 4º Congresso Iberoamaricano de Animação Sociocultural, de 1 a 4 de novembro de 2012, na cidade de Montevideo, República Oriental do Uruguai. A temática em discussão estará centrada na educação e no desenvolvimento comunitário.

As linhas de intercâmbio, debate e reflexão, partilhadas em conferências, ateliers, cursos, intervenções urbanas, espetáculos e tertúlias, assentará nas seguintes diretrizes: 

- A animação sociocultural e a construção da cidadania e sentido coletivo. Diversidade – multiculturalismo geracional.
- A animação sociocultural e a sua articulação com a educação popular, a educação social e a educação não formal, a recreação e o desporto.
- A animação sociocultural e o desenvolvimento comunitário: fazer a criação de cenários de proximidade relacional. A cultura, o seu desenvolvimento e a criação de consciência cidadã.
- A animação sociocultural e o seu papel na transformação social com ênfase na luta contra a pobreza e a exclusão social.
- A animação sociocultural como referente científico e académico do diálogo social, comunitário e educativo.
- A animação sociocultural na construção de acessibilidade para todas e todos: possibilidades educativas de articulação em diferentes tempos e espaços.

Divulgar experiências e conhecimentos de animação sociocultural dos paises que constituem o espaço iberoamericano; contribuir para a consolidação da animação sociocultural como uma prática concebida desde um marco ético, político e estético, que pode e deve contribuir para a formação de cenários e territórios sociais, culturais e comunitários saudáveis e solidários; contribuir para o desenvolvimento da animação sociocultural nos campos académico, político e comunitário, práticas de socialização e investigações que fundamentem os processos socioeducativos, culturais e populares com especial ênfase no contexto iberoamericano; e gerar oportunidades para a discussão e partilha de ideias sobre propostas e projetos de animação sociocultural, educação não formal e educação popular no território iberoamericano são alguns objetivos do congresso.

Sem comentários: