domingo, 12 de agosto de 2012

Dia Internacional da Juventude – 12 de agosto



«A atual geração de jovens, a maior que o mundo jamais conheceu, a grande maioria vivendo em países em desenvolvimento, tem um potencial sem precedentes para promover o bem-estar da de toda a família humana. No entanto, muitos jovens, incluindo aqueles que são altamente qualificados, têm salários muito baixos, estão em empregos sem futuro ou desempregados. A crise econômica mundial atingiu mais gravemente a juventude e muitos estão compreensivelmente desanimados por causa das desigualdades crescentes. Um grande número de jovens não têm perspectivas imediatas e estão privados do seu direito a participar nos processos políticos, sociais e de desenvolvimento dos seus países. Se não tomarmos medidas urgentes, corremos o risco de criar uma “geração perdida” de talentos e sonhos desperdiçados.

Trabalhar com os jovens e para os jovens é uma das minhas principais prioridades. Os jovens são uma força transformadora. São criativos, engenhosos e agentes entusiastas da mudança, quer seja na praça pública quer seja no ciberespaço. Desde o seu papel central nos esforços para alcançar a liberdade, democracia e a igualdade, à sua mobilização global de apoio à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a juventude demonstrou uma vez mais, energicamente, a sua capacidade e o desejo de inverter o curso da história mundial e encontrar soluções para os desafios globais.

Os homens e as mulheres jovens não são beneficiários passivos, mas sim parceiros iguais. As suas aspirações vão muito além do emprego. Os jovens também querem ter um lugar à mesa, uma voz real na definição das políticas que moldam suas vidas. Precisamos ouvir e dialogar com os jovens. Precisamos estabelecer cada vez mais e mais fortes mecanismos para a participação dos jovens. Chegou a hora de integrar as vozes de jovens de forma mais significativa em processos de decisão a todos os níveis.

Em todo o mundo, existe um crescente reconhecimento da necessidade de reforçar as políticas e investimentos que envolvam os jovens. No Dia Internacional da Juventude, apelo aos governos, ao setor privado, à sociedade civil e às universidades que abram as portas aos jovens e reforcem parcerias com organizações lideradas por jovens. A juventude pode determinar se nesta era nos movemos em direção a um maior perigo ou em direção a uma mudança positiva. Vamos apoiar os jovens do nosso mundo para que eles se tornem adultos que criam gerações de líderes ainda mais produtivos e poderosos.»

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alusiva ao Dia Internacional da Juventude – 12 de agosto de 2012.

Sem comentários: