segunda-feira, 7 de março de 2011

Programa «Cidadania Cultural»… Espaço de aprendizagens


Foram quatro meses de aprendizagens sobre a vida cultural e social da comunidade local protagonizada pelas associações recreativas, pelas instituições sociais e culturais, pela câmara municipal e demais agentes socioculturais do concelho. Semanalmente, fui construindo uma outra relação com a comunidade local através da rádio, essa ferramenta de comunicação de proximidade que também, é um recurso para a Animação Sociocultural.

Procurei corresponder de forma simples e inteligente ao desafio que me tinha sido colocado pela direcção da Rádio Zarco, já na emissão do 1º programa “Cidadania Cultural”. A rádio deu voz às colectividades e aos muitos actores da cultura. Procurei que o protagonismo da cena cultural municipal fosse deles, porque continuo a acreditar e a defender que o movimento associativo e os muitos cidadãos anónimos são parceiros inequívocos dos processos de Animação Sociocultural.

O «Cidadania Cultural» ajudou-me a desenhar melhor a radiografia cultural do concelho, a conhecer realidades específicas, a sentir o pulsar da cidadania activa que continua viva e recomenda-se. Foram dezoito programas de partilha de cumplicidades, de fortalecimento de laços sociais e profissionais, de descobertas permanentes e afirmação da multiplicidade cultural que fortalece as dinâmicas sociais e a identidade das populações.

O meu sincero agradecimento a todos aqueles que pelo seu trabalho, dedicação e entusiasmo tornaram possível a realização e emissão do programa ao longo dos quatro meses, ajudando-me a superar o desafio proposto. O meu obrigado a todos os que acreditam que é possível envolver as pessoas na transformação social através da acção cultural.

Sem comentários: