sábado, 25 de setembro de 2010

I Congresso Nacional de Animação Sociocultural

A Cidade de Aveiro acolhe entre os dias 18 e 20 de Novembro próximo, o I Congresso Nacional de Animação Sociocultural - "Profissão e Profissionalização dos/as Animadores/as", uma iniciativa reveladora da visão estratégica dos dirigentes da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sócio-Cultural (APDASC).

Este congresso reunirá um conjunto de sinergias, ideias, problemáticas e outras motivações colectivas afloradas no decurso da realização do ciclo de debates, espaço de diálogo e reflexão que proporcionou conversas estimulantes sobre o Estatuto do Animador, a Formação dos Animadores e a Ética em Animação Sociocultural. Este último tema é a referência para o próximo debate que se realizará antes do congresso.

Este encontro nacional de Animadores é o momento propício para um debate aberto, franco e estimulador de novas acções em favor da Animação Sociocultural e dos seus agentes directos - os Animadores. Não basta discutir as velhas problemáticas. Enquanto colectivo precisamos de encontrar soluções credíveis que exigirão atitudes firmes. A criação de grupos de trabalho empenhados em dar um contributo sério para que os velhos debates não sejam isso mesmo, velhos debates que o tempo transforma-os em estéreis, poderá ser uma solução a curto prazo para que as ideias principais decorrentes do congresso sejam materializadas num futuro próximo.

A participação neste congresso é um imperativo para todos os Animadores.

Sem comentários: