sexta-feira, 2 de julho de 2010

As ideias-chave dos debates. Uma partilha global

A matéria produzida no decurso da realização do ciclo de debates sobre "Profissão e Profissionalização dos/as Animadores/as" consubstância alguns dos temas que brevemente estarão em debate no I Congresso Nacional de Animação Sociocultural organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sócio-Cultural (APDASC). É pertinente a divulgação das ideias-chave resultantes dos debates realizados, nomeadamente, o debate sobre o "Estatuto dos/as Animadores/as Socioculturais" e a "Formação em Animação Sociocultural". Na Região Autonóma da Madeira, a "Ética e Deontologia em Animação Sociocultural" será matéria de debate num futuro próximo.

Quando a Delegação Regional da Madeira da APDASC promoveu na Região os debates sobre os dois primeiros temas, entendemos ser importante divulgar algumas ideias-chave resultantes da participação activa dos oradores convidados e dos outros agentes da Animação presentes - os Animadores - um contributo responsável e democrático para o debate nacional. Talvez seja uma estratégia de agrupar em torno de matérias sensíveis e sempre provocadoras de acessas discussões, através de um processo contínuo de consciencialização dos Animadores Socioculturais para a necessária e urgente participação activa e responsável colectiva e individual sobre o futuro da Animação e dos Animadores.

Os temas abordados têm que implicar activamente os Animadores, consciencializá-los para a sua necessária e inadiável participação em todo este processo, caso contrário, corremos o sério risco de transformar esta dinâmica que foi capaz de alentar os espirítos livres num "projecto de gaveta". O debate e a reflexão têm que ser produzidos com todos os implicados nos processos teórico-práticos da Animação Sociocultural. Apelo aos Animadores para que se impliquem, reivindiquem o seu espaço no debate, façam-se ouvir na seio da discussão... Este modelo de participação também é uma forma de exercício da Animação Cidadã.

A participação do Animador só será livre e consciente quando ele conhecer e dominar os argumentos daquilo que reivindica; quando a sua opinião mesmo que contrária à das maiorias seja validada no debate das ideias e na coerência do discurso colectivo.

Sem comentários: