sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Experiência de Teatro Legislativo em Portugal

"A Ana acabou de entrar para o Ensino Superior. Precisa de bolsa para conseguir estudar, mas vai ser mais difícil do que pensava. Vendo a bolsa rejeitada, tenta fazer alguma coisa. Mas nem todos os colegas acham que valha a pena protestar, porque fica sempre tudo na mesma. Há professores que lhe fazem avisos sobre a sua impertinência. E a Reitoria apresenta-lhe soluções que não a convencem. Será que a única solução é contrair um empréstimo? Ou as coisas poderiam ser diferentes? Que obstáculos é que a Ana encontra? Que comportamentos e que leis ajudariam a que esta história tivesse um outro final? Se fosse possível mudar alguma coisa nesta história, o que mudarias?" (Sinopse da peça Estudantes por Empréstimo).

Esta é a história que fundamenta a primeira iniciativa de Teatro Legislativo em Portugal de acordo com José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda à Assembleia da República e mentor do projecto teatral Estudantes por Empréstimo. Esta é uma peça de teatro-fórum criada por um grupo de estudantes do Ensino Superior cujo desafio principal mais do que a participação de quem quiser aderir ao projecto é mudar o rumo à história, propor outras formas de agir a partir da história representada. É democratizar a política através do teatro.

De acordo com a informação disponibilizada sobre o projecto, os responsáveis pelo Estudantes por Empréstimo pretendem calendarizar um conjunto de apresentações e sessões de Teatro Legislativo em várias localidades. A etapa final deste projecto pioneiro em Portugal materializar-se-á com algumas das sugestões dos espectadores-actores transformadas em iniciativas legislativas (perguntas ao Governo, projectos de resolução, requerimentos ou projectos de lei) e com uma audição na Assembleia da República.

O Teatro Legislativo é a utilização da metodologia do Teatro do Oprimido com o intuito de mudar a Lei, porque o problema esta numa Lei ou num conjunto de Leis. As histórias concretas do quotidiano colectivo dos cidadãos é a sustentabilidade para a discussão e de provocação para o encontro de soluções que levem às alterações necessárias e justas da Lei; é um teste às formas de organização colectiva com a força necessária para provocar a mudança legislativa em função do bem comum.

O Teatro Legislativo humaniza a política, despoletando o debate a partir de uma história concreta. É um contributo muito válido que merece ser estimulado no sentido de proporcionar espaços descentralizados de discussão da política, dos problemas reais das pessoas e de promover o envolvimento activo dos seus protagonistas que são os cidadãos. É na promoção desta ideia que no fim de cada sessão de teatro-fórum, os espectadores-actores são convidados a apresentar sugestões, a tomarem parte activa na mudança que encontrará feedback nas iniciativas legislativas.

"O teatro político não é aquele que impinge soluções determinadas por outros, mas o que dá às pessoas o protagonismo de ensaiar e escolher as soluções que fazem sentido para a sua vida." (José Soeiro)

Sem comentários: