sexta-feira, 25 de julho de 2008

Alguém questionou?

O José Vieira no seu blog Animação Sociocultural & Juventude divulga os números de vagas e os estabelecimentos de Ensino Superior Público que leccionarão os cursos de Animação no ano lectivo 2008/2009.

As nomenclaturas dos cursos de Animação continuam a ser diferentes de um estabelecimento de ensino para outro. Relembro que tivemos a oportunidade de uniformizar tais nomenclaturas com a adaptação dos cursos superiores de Animação ao Processo de Bolonha. Alguém questionou? Algumas pessoas...

As associações de Animadores tiveram a oportunidade de assumir uma posição colectiva e pública relativamente a esta matéria. Assumiram-na publicamente?

Felizmente para algumas instituições do Ensino Superior Público houve um aumento de vagas em 7,8% relativamente ao ano lectivo anterior. Há quase 500 vagas para os cursos Superiores de Animação no Ensino Público. E quantas vagas há no Ensino Superior Privado para o ano lectivo 2008/2009? O somatório final certamente dará um bom número.

O Curso de Animação Cultural e Educação Comunitária leccionado pela Escola Superior de Educação de Santarém em regime diurno, também funcionará em regime pós-laboral; o mesmo acontecerá no Curso de Animação Sociocultural em Lisboa. Alguém questionou o porquê?

Será que o mercado de trabalho empregará centenas de Animadores recém-licenciados anualmente? Quem benefícia com estas medidas? Certamente as instituições de Ensino Superior Público com os dividendos financeiros que esta medida proporciona e com certeza, os recursos humanos afectos à instituição.

E se as Associações de Animadores se pronunciassem sobre estas medidas?

1 comentário:

AFSC disse...

Questões pertinentes que realmente assustam, para quem pensa/sonha/deseja entrar em Animação no Superior se um dia me for possivel.