segunda-feira, 3 de março de 2008

Reflectir e Agir com os Animadores Socioculturais

Os encontros de reflexão e debate subordinados às questões da Animação Sociocultural e dos Animadores organizados pelas instituições do Ensino Superior e por outras entidades associativas multiplicam-se ao longo do ano. É um princípio da descentralização do debate, a afirmação dos diferentes posicionamentoas face à Animação Sociocultural, é oportuno que estes encontros aconteçam no meio académico.

Estes espaços de encontro são por excelência, momentos de reflexão colectiva acerca das práticas e âmbitos da Animação Sociocultural, uma intervenção globalizada, cujo carácter polissémico e epistemológico deve ser debatido abertamente com todos aqueles que directa e indirectamente estão envolvidos no processo da Animação Sociocultural. Estamos perante um conjunto de iniciativas que contribuem indubitavelmente para o debate nacional sobre as questões da Animação, mas, não substituem de forma alguma, a actividade das entidades associativas representativas dos Animadores Socioculturais.

Hoje há centenas de Animadores a trabalharem em múltiplos espaços de intervenção sociocultural, educativa e social. Importa envolver estes agentes de desenvolvimento nas dinâmicas do movimento associativo que têm obrigatoriamente que passar por um conjunto de diversas iniciativas que promovam o papel social da Animação Sociocultural e a dignificação socioprofissional dos Animadores.

As associações de Animadores Socioculturais têm uma responsabilidade acrescida para com aqueles que representam. É chegado o momento de avançar com um plano de acção estudado e que reuna consenso de um grupo nuclear alargado de Animadores. Apresentar propostas concretas, organizar um encontro nacional que promova a reflexão acerca da Animação Sociocultural em Portugal e das múltiplas situações vivenciadas pelos Animadores. Se isto acontecer, estamos a valorizar o objecto social do movimento associativo dos Animadores Socioculturais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá olá
Tambem sou Animadora e não daquelas que se apelidam de Animadoras nocturnas ou outra coisa qualquer. Sou Animadora SOciocultural e compartilho com a sua opinião que é necessário valorizar o conceito de Animação junto daqueles que trabalham directa ou indirectamente, que se fale e que se esclareca de uma vez por todas o que é a Animação. só assim fará sentido o inserção de Animadores nas instituições. como é importante tambem as instituições que supostamente nos defendem batam o pé e se juntem para realmente deferem os nossos direitos como profissionais.

um bem haja...

Albino Viveiros disse...

O que faz falta...

É que os Animadores ganhem uma consciência crítica, exijam às associações que os representam acções concretas e não apenas, um plano de intenções.

Se cada Animador procurar sensibilizar a instituição onde trabalha para o verdadeiro sentido da Animação Sociocultural é um contributo positivo para alterar a realidade. Mas não fiquemos por meras palavras...


Albino Viveiros