quarta-feira, 27 de setembro de 2017

«O turismo sustentável como instrumento de desenvolvimento» - Dia Mundial do Turismo 2017


«O turismo sustentável como instrumento de desenvolvimento» é o tema eleito pela Organização Mundial de Turismo para a celebração do Dia Mundial do Turismo 2017 (27 de setembro). A sustentabilidade hoje ganha uma força verbal e não verbal sobre a qual é necessário refletir e compreender as suas dimensões e implicações nos territórios turísticos, local e regional.

É preciso preciso refletir sobre a extensão sociopolítica da sustentabilidade turística como plataforma de salvaguarda das particularidades socioculturais das comunidades locais e da paisagem humanizada. O alcance social, cultural, económico e político do turismo sustentável concretiza-se com o envolvimento dos atores locais no projeto turístico. Há que desenvolver um processo de consciencialização e educação turísticas por forma a envolver todos na dinâmica turística enquanto uma das grandes atividades humanas do século XXI.

Taleb Rifai, Secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, na sua mensagem alusiva à efeméride, sublinha o contributo do turismo para o desenvolvimento sustentável por meio de cinco pilares: económico, social, ambiental, cultural e o da paz.

É pela via económica e do social que se gera emprego, crescimento sustentável e consequentemente, o turismo tona-se um instrumento de inclusão social e de empoderamento das comunidades locais. O turismo poderá influenciar positivamente os comportamentos socioambientais das comunidades anfitriãs e dos visitantes, através de ações de educação ambiental promotoras da conservação da natureza (património natural) como marca genuína do território e da relação do Homem com o meio envolvente.

Há uma relação intrínseca entre turismo e cultura. Os ativos culturais são elementos identitários dos locais, mas também recursos turísticos que potenciam os territórios como lugares de descoberta das culturas material e imaterial, das vivências coletivas e de relações inter e multiculturais entre os locais e os turistas.                                                 

Sem comentários: