quinta-feira, 22 de junho de 2017

APDASC promove o XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural



A APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural organizará nos dias 21 e 22 de outubro de 2017, o XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural: Património e Comunidade, na cidade de Setúbal, no Cinema Charlot - Auditório Municipal. O tema eleito vai de encontro ao  Ano Europeu do Património Cultural 2018 (AEPC 2018). 

A organização do congresso definiu como objetivos do congresso a sensibilização da comunidade, em particular, os animadores socioculturais «(...) para a história e os valores europeus e reforçar o sentimento de identidade europeia.»; alertar para as oportunidades e desafios do património cultural perante a era digital, para os riscos da pressão ambiental, em especial, nos sítios classificados como Património Mundial da humanidade e para o tráfico dos bens culturais.

Recorde-se que o AEPC 2018 foi adotado pelo Parlamento Europeu sob proposta da Comissão Europeia. «O AEPC 2018 é enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, visando chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia». 

Sem comentários: