quinta-feira, 14 de julho de 2011

Associação Insular de Animação Sociocultural assina protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico de Beja

A Associação Insular de Animação Sociocultural (AIASC), celebrou um protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico de Beja (IPB). O documento tem por objectivo fixar um quadro de cooperação institucional, amplo e efectivo, entre o Instituto Politécnico de Beja e a Associação Insular de Animação Sociocultural. As duas institutições comprometem-se desenvolver um plano de colaboração no domínio da formação, e da consultadoria nomeadamente no que respeita à organização e divulgação de eventos formativos nas diversas disciplinas que integram a animação, sem prejuízo de outras formas de cooperação que se venham a revelar do interesse das partes signatárias. Estas linhas de acção subdividem-se em compromissos para as duas instituições.

Este é um passo importante para a materialização do objectivo de contribuir para o estudo, formação, desenvolvimento e divulgação de projectos de investigação no domínio da animação sociocultural.

Congratulo-me, enquanto, Animador Sociocultural e dirigente da AIASC pelo compromisso celebrado mediante o protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico de Beja, ele é um marco indelével na história da associação. A concretização dos compromissos rubricados pelo documento protocolar exigirá de nós um esforço vital, ao qual, saberemos responder à altura do desafio. Ele é um sinal efectivo da vontade de fazer mais e de concretizar os objectivos, a que nos propusemos com a fundação da AIASC.

É crucial para a vitalidade e compreensão das diferentes práticas e âmbitos da Animação Sociocultural na Região Autónoma da Madeira, a feliz efectivação da cooperação AIASC/IPB, mas, com determinante enfoque para os Animadores insulares. Estou convicto de que será benéfico e profícuo esta aproximação entre uma associação de Animadores e uma instituição de Ensino Superior (relação que tenho defendido em diferentes manifestos). Agora há que trabalhar para construir canais de oportunidade na Região Autónoma para concretizar as medidas acordadas.

No papel de dirigente da Associação Insular, manifesto a abertura da associação à cooperação com outras entidades, qualquer que seja o seu objecto social, desde que, a sua acção se coadune com o interesse colectivo dos Animadores e a salvaguarda pelo desenvolvimento de um projecto valorizador do que é a Animação Sociocultural e de que forma ela poderá contribuir positivamente para a transformação social e para o desenvolvimento comunitário.

1 comentário:

Anónimo disse...

very good!