quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Que modelo de intervenção na cultura?

O papel que os organismos públicos, nomeadamente, as autarquias assumem na intervenção na cultura, é um campo heterógeneo e causador de "amores e desamores" por parte dos agentes culturais. Entendo que a intervenção do sector público no domínio da acção cultural não pode ser mediada pelo gosto e interesses de agentes que entendem que a actividade cultural deve ser mediada pelos protagonismos efémeros, cuja sustentabilidade assenta essencialmente, no financiamento público.

É preciso planificar uma política cultural assente nos recursos socioculturais das comunidades locais; prespectivar a intervenção pública a partir de um projecto cultural transversal aos diferentes domínios da acção municipal (cultura, educação, juventude, ...), previlegiando todos os grupos sociais e envolvendo de forma efectiva e activa os protagonistas da cultura.

A sustentabilidade da actividade cultural digna desse nome, não pode assentar apenas na realização de festivais que algumas pessoas entendem ser um nicho de sustentabilidade cultural e, consequentemente, capaz de projectar o território além fronteiras. Concordo que a efectividade das práticas culturais também se concretizam com a promoção de festivais, eventos que tenham valor cultural acrescido para a promoção das dinâmicas locais; que a eles estejam associados outros projectos promotores das culturas locais, que contribuam para a afirmação de uma identidade comunitária e que sejam instrumentos de democratização cultural.

Continuamos a pensar em mega eventos que nos projectem no mundo exterior. Talvez no plano imediato consigamos esse feito, e a longo prazo? Que mais valias esses projectos contribuem para o tecido sociocultural local/regional? Continuo a defender que a sustentabilidade da intervenção na cultura passa pela envolvimento democrático e participativo da comunidade nos próprios processos de desenvolvimento cultural, partilhando com ela aprendizagens comuns, procurando dinamizar nichos de participação efectiva e de reflexão comum sobre as problemáticas inerentes à construção de uma política cultural que precisa de manter independência das dinâmicas culturais e artísticas de outros territórios, que infelizmente, é como um "vírus" que se vai propagando e de uma opinião pública que quer ganhar notariedade pela "megalomania" dos festivais e eventos artísticos periódicos, com artistas de renome internacional.

Sem comentários: