segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Achegas para o código deontológico

É relevante os contributos que os Animadores Socioculturais dêem a favor da elaboração de uma proposta de código deontológico, no sentido deste ser um projecto colectivo e participado pelo maior número de Animadores.

Apresentar um conjunto de condutas no quadro da deontologia profissional é matéria que deverá respeitar as diferentes realidades institucionais e laborais, sem desvirtualizar os múltiplos contextos de intervenção do Animador. O agente da Animação, leia-se Animador, é aquele profissional que detêm uma formação adequada ao exercício da profissão, que deverá estar regulamentada por um estatuto próprio, o qual contemple os diferentes graus formativos acreditados pelas instituições de ensino reconhecidas pelos Ministérios da Educação, e da Ciência e do Ensino Superior.

Este agente sociocultural deve reger o seu trabalho em função do bem comum (do grupo e da comunidade) privilegiando sempre as metodologias de intervenção comunitária próprias da Animação Sociocultural. O desempenho profissional exige uma leitura crítica permanente das realidades e das metodologias de trabalho desenvolvidas pelo Animador, acções face às quais terá que orientar os procedimentos técnicos e tomar decisões que respeitem a ética e a deontologia.

O Animador Sociocultural no desempenho das suas funções tem que estar apetrechado de ferramentas e conhecimentos actualizados que lhe possibilitem o desenvolvimento pessoal e profissional, dimensões que são concretizadas com a frequência de formações especializadas e cursos de aperfeiçoamento profissional que deverão contribuir para o nobrecimento da profissão e condutor de uma progressiva autonomia de acção.

O exercício profissional do Animador não deve ser condicionado ou bloqueado por motivos político-partidários e de descriminação por ordem de género, religião ou raça. O agente da Animação tem o dever ético de respeitar os compromissos assumidos com o grupo e a comunidade, sem colocar em causa a relação laboral com a instituição à qual está vinculado profissionalmente. O Animador Sociocultural deve ser promotor da igualidade social e relacional com outros profissionais ao nível do trabalho de equipa multidisciplinar, procurando sempre que necessário um entendimento alargado entre os actores sociais individuais e colectivos.

Sem comentários: