sexta-feira, 5 de março de 2010

A categorização socioprofissional dos Animadores Socioculturais

Os animadores sócio-culturais e os sistemas de representação de um corpo profissional: controvérsias em torno da delimitação de categorização profissional é o título de uma tese de mestrado, que de acordo com a sua autora procura "... descrever e interpretar as formas pelas quais os animadores socioculturais se envolvem em controvérsias, designadamente através dos seus porta-vozes, em torno da categorização socioprofissional e de um modo mais geral, mostrar, como esses actores, procuram o reconhecimento social e institucional da sua profissão."

A investigação apresentada testemunha uma realidade socioprofissional protagonizada pelos Animadores Socioculturais que, curiosamente, e de acordo com a nossa análise depois de uma leitura cuidada, parece expressar um sinal claro da divisão fracturante que separa duas gerações de Animadores, mas paradoxalmente, as une. Acompanho este "cisma" a alguns anos, e depois da leitura da tese fiquei mais convicto sobre as questões de fundo que marcam duas gerações de Animadores. As questões da categorização profissional dos Animadores Socioculturais ganha maior visibilidade nos congressos de Animação, onde as realidades que todos nós conhecemos são invocadas e as respostas continuam a ser as mesmas. Estará os Animadores Socioculturais eternamente condenados a não encontrarem soluções de consenso colectivo?

A investigação produzida apresenta um conjunto de matérias de relevante interesse para os Animadores Socioculturais que contribui significativamente para a construção de um conhecimento necessário que é desejável que progrida para um discurso crítico e actual sobre um conjunto de agentes e factos que continuarão a ser obstáculos à definição estatutária da categorização socioprofissional.

Alguns dos argumentos credivelmente fundamentados, agora apresentados, não são para nós, novidade. Congratulo-me pelo facto de em tempo oportuno, termos tido a mestria de trazer para a mesa do debate e da reflexão colectiva, ora denunciando, ora apresentado factos protagonizados pelos mais diversos actores sociais em matéria com referências (in)directas à Animação e aos Animadores Socioculturais. Muito do conteúdo deste blog é testemunho disso mesmo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez, estou plenamente de acordo consigo quando afirma que a categorização socioprofissional dos animadores tem sido debatida e levada a vários congressos e eventos.

Penso que nos falta passar para o passo seguinte que é trabalhar na aprovação do estatuto.

É um facto que exiatem já algumas propostas e algumas ideias de melhoramento. Talvez falte a iniciativa para se dar o passo seguinte e passar à accção. Trabalhar na aprovação do Estatuto do Animador.

Susana Francisco

Albino Viveiros disse...

Olá Susana!

Concordo quando afirma que o próximo passo é a acção, uma etapa crucial e deveras importante no panorama actual. Estou esperançado que a médio prazo haja sinais positivos para se prosseguir com acções objectivas nesse sentido.

A palavra de ordem é participação dos Animadores, uma envolvência activa que acredito que poderá ser uma alavanca para que este dossier possa ser reanimado.

Albino Viveiros