segunda-feira, 4 de maio de 2009

Democracia e descentralização culturais: da teoria à prática

A descentralização cultural e com esta a democracia das práticas e das vontades, tem conquistado novos territórios fora dos espaços urbanos. A Freguesia dos Prazeres, no Concelho da Calheta é um exemplo paradigmático dessa vontade de transformar teorias em práticas socioculturais efectivas com e para os cidadãos.

A ideia de criação de um espaço para ocupação dos tempos livres da população local, intenção inicial do Padre Rui Sousa, rapidamente, se transformou num projecto mais arrojado, num equipamento cultural em meio rural, numa galeria de arte. Esta ideia ganhou consistência, porque as pessoas da freguesia, tinham alguma relutância em visitar o Centro das Artes - Casas das Mudas, na Calheta, afirmou o pároco. Esta nova galeria de artes plásticas é um balão de ar fresco, e o romper de um ciclo de discursos sobre a necessária e urgente democracia cultural.

Parece-me imperativo olhar para este novo equipamento, promovido por uma instituição que tradicionalmente não exerce um papel directo na acção cultural, mas, sem dúvida, um feliz contributo para a vida cultural das populações dos Prazeres, uma forma de aproximá-las e educá-las para a cultura e a arte.

Sem comentários: