terça-feira, 30 de outubro de 2012

APDASC organiza o XV Congresso Internacional de Animação Sociocultural


A APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sócio-Cultural organiza o XV Congresso Internacional de Animação Sociocultural - «Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações». O evento realiza-se na Escola Superior de Educação de Lisboa, nos dias 15 e 16 de novembro de 2012.

A comissão executiva definiu como objetivos a alcançar no decurso do congresso:

- Celebrar 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações;
- Sensibilizar para o valor e impacto do envelhecimento ativo e das suas diversas dimensões, destacando o contributo útil das pessoas mais velhas para a sociedade e a economia;
- Promover o envelhecimento ativo, a solidariedade entre as gerações e a dignidade e vitalidade de todos;
- Explorar o potencial das pessoas mais velhas, independentemente da sua origem, permitindo que tenham uma vida independente e socialmente integrada;
- Estimular o debate, o intercâmbio de informações e a aprendizagem no que concerne ao envelhecimento ativo;
- Identificar e divulgar boas práticas de animação sociocultural no campo do envelhecimento ativo;
- Promover programas de animação sociocultural que contribuam para lutar contra a discriminação em razão da idade, para superar os estereótipos relacionados com a idade e para eliminar obstáculos.

A conferência inaugural do congresso intitulada «Por uma animação intergeracional: uma forma de manter os que envelhecem inseridos na sociedade» pelo professor doutor Edmundo de Drummond Alves Júnior. Os painéis temáticos versarão sobre «Experiências e Práticas de Animação Sociocultural, envelhecimento Ativo e Intergeracionalidade», «O Papel dos Seniores na Sociedade e Economia: Qual o contributo útil?» e «Envelhecimento Ativo versus Discriminação em razão da Idade». 

Para mais informações e inscrições, aceda em www.congressoapdasc.com


Sem comentários: