Rafael Sanchéz Sanchéz refere que a pedagogia cultural é um
saber pedagógico e define-a, como um ramo da pedagogia especial, cujo objeto
como ciência é a educação cultural. A pedagogia cultural estuda e trabalha o
desenvolvimento cultural em todos os âmbitos sociais onde se desenvolve. O fim da pedagogia em foco, é o
desenvolvimento cultural como processo de humanização no âmbito pessoal e coletivo.
Sanchéz Sanchéz considera três pilares básicos que poderão ajudar a entender o
papel da pedagogia cultural:
- Conexão da pedagogia cultural com a realidade cultural;
- Integração da pedagogia no mundo da cultura;
- Trabalhar a pedagogia no desenvolvimento da vida cultural
popular.
Os animadores socioculturais têm que assumir um papel de pedagogos
para a cultura. Esta tarefa não é ensinada pelos conteúdos programáticos de uma
disciplina, ela é apreendida no labor quotidiano, na necessária tarefa de
educar os homens como fazedores de cultura, se a entendermos como um conjunto
de manifestações artístico-culturais, de saberes e aprendizagens que os indivíduos
continuam a preservar e transmitir às gerações futuras, são as relações sociais
que humanizam e sustentam a identidade cultural de uma comunidade.
A educação e a cultura são dois mundos que interagem
reciprocamente, provocando reações em cadeia, gerando confrontos diários que
exigem dos agentes socioculturais e educativos ações planificadas que
contribuam para o desenvolvimento cultural local, que suscite nos indivíduos
uma aproximação aos bens culturais, que desperte consciências críticas e
atuantes sobre a realidade cultural, na maioria das vezes, é um cenário
paralelo à realidade vivida.
O conhecimento real e análise crítica dos processos de
desenvolvimento cultural serão verdadeiros quando as populações forem
efetivamente envolvidas, e refiro-me concretamente, a um processo educativo
para a participação ativa na cultura, porque ela não se transmite apenas, são as
pessoas que fazem a cultura. A educação para a cultura não é tarefa única dos
educadores, é antes de todos os atores sociais.
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