segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Por uma pedagogia cultural comprometida com os cidadãos (I)

O exercício da prática profissional no quadro da atividade sociocultural é percecionada por alguns agentes políticos, como um recurso para a promoção do entretenimento dos cidadãos, em detrimento da educação para as artes, do contributo para a formação de uma sensibilidade humana para as diferenças culturais e instrumento tempo de reconstrução do tecido sociocultural das comunidades.

A assunção de uma ideia abstrata e sem fundamento teórico sobre o papel da cultura, por um lado, é fruto de uma inconsistência técnica e sem um método de trabalho percetível para o desenvolvimento sustentável e transversal aos vários setores da ação política na gestão da res pública, por outro, é marcado pela ausência do conhecimento vital sobre o papel dos vários agentes culturais e das instituições que animam quotidianamente as dinâmicas sociais nos territórios culturais.

A defesa da promoção sustentada das práticas de consumo cultural a partir dos princípios metodológicos da pedagogia cultural é um desafio permanente que se coloca aos atores sociais, mas, de uma forma incisiva e profícua aos agentes socioculturais. É fundamental educar as pessoas para os processos de democratização e promoção culturais. Este é um processo de aprendizagem que exige cooperação entre as instituições educativas, o movimento educativo e as autarquias. É uma dinâmica de aprendizagem não formal que deve alicerçar-se num programa de intervenção socioeducativa de longo prazo, capaz de responder aos desafios das sociedades pós-modernas.

A educação para a cultura é um processo contínuo e recíproco entre quem «educa» e o «educando», é um espaço e um tempo de novas aprendizagens para os agentes culturais, é um ato comunicativo e de desenvolvimento de uma consciência cultural crítica. Os agentes culturais, a classe política e demais atores sociais não podem ambicionar sobre a desejável participação cidadã de excelência nas dinâmicas dos territórios culturais, quando o processo socioeducativo não formal é deficitário, ou até, inexistente. É preciso investir com determinação e autonomia nas redes de comunicação ao nível local, nos projetos transversais entre a cultura e a educação, entre os agentes da educação formal e os da educação não formal, enquanto, atores da cultura.

Sem comentários: