Já tive oportunidade de tecer um breve comentário sobre as Provas de Aptidão Profissional dos alunos do curso profissional de Animador Sociocultural, comentário produzido, enquanto, júri externo de avaliação de algumas Provas de Aptidão. A curta reflexão postada originou uma participação interessante por parte dos alunos de diversas escolas do País, mas com um elemento comum: a Prova de Aptidão Profissional, ou melhor, a necessidade de escolha de um tema para ela.
A minha participação nesses actos formais de avaliação do trabalho desenvolvido pelos alunos, tem-se revelado frutífera e até um pouco esclarecedora sobre um conjunto de questões que tenho colocado a mim mesmo e reforçadas pela participação desses futuros Animadores que procuram colaboração para a respectiva Prova de Aptidão Profissional.
A Prova de Aptidão Profissional não pode ser entendida como uma formalidade que permitirá concluir o curso, ela tem de ser percepcionada como um instrumento de trabalho aberto à criatividade, à aquisição de conhecimento; ser um tempo de reflexão e aprofundamento teórico-prático do papel do Animador na comunidade e do contributo da Animação Sociocultural. Uma visão que deve materializar-se naquele contexto específico sobre o qual é produzida a Prova de Aptidão. Este entendimento tem de ser a base de tudo em que assentará o projecto final de curso.
Por esta razão, é exigível um maior e melhor acompanhamento pedagógico e científico das Provas. A escolha do tema da Prova de Aptidão Profissional não pode nem deve ser condicionada pelo orientador(a), porque este(a) muitas vezes não domina, desconhece o tema escolhido pelo aluno, ou até tem uma visão errada sobre o mesmo. A escolha tem de resultar da vontade própria do aluno. E é responsabilidade do docente desenvolver os esforços necessários no sentido de haver uma orientação séria, rigorosa e pedagógica contrariando o facilitismo, que premeia a falta de criatividade, de exigência na discussão de conceitos e na reflexão necessária que é imprescindível os alunos aprenderem a fazer face a um conjuntos de temas actuais que são transversais aos âmbitos da Animação Sociocultural.
As Provas de Aptidão Profissional são um desafio de criatividade e aprendizagem permanente, de descobertas e relacionamento crítico de temas fulcrais para o desenvolvimento comunitário sustentável. É com alguma "revolta" que no exercício de avaliador, por vezes, sou confrontado com temas suficientemente discutidos, trabalhados, que não acrescentam valor ao tema; alguns nada têm haver com a Animação Sociocultural.
É altura de dignificar mais os cursos profissionais de Animador Sociocultural, dignificação que também passa por valorizar as Provas de Aptidão Profissional no seu todo, e parte dessa valorização poderá estar no recurso aos Animadores, no sentido de estes profissionais (co)leccionarem ou (co)orientarem as respectivas Provas de Aptidão. É uma sugestão que talvez mereça ser discutida à luz da utopia possível que continua a orientar-nos na reflexão e discussão das ideias.
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