domingo, 3 de janeiro de 2010

Novos desafios

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano 2010, Ano Internacional da Biodiversidade. A Comissão Europeia declarou-o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, e a Organização das Nações Unidas proclamou o Ano Internacional da Juventude, com efeito a partir de 12 de Agosto de 2010. Estes desafios são de uma magnitude de acção e visão globais excepcionais. Há uma interligação deveras importante que deve ser realçada e trabalhada em cooperação.

O Ano Internacional da Biodiversidade deve ser fecundamente aproveitado pelos Estados Membros para o desenvolvimento de um processo sério e cooperante no domínio da conscientização das comunidades humanas para a importância da biodiversidade. Esta é um Património da Humanidade de valor inigualável. A biodiversidade é a fonte da vida e como tal, mais do que decisões políticas é fundamental um programa de dimensão pedagógica e transformador, com um plano de execução ao níveis local, regional e nacional.

O Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social tem que ser o epicentro da agenda política e um labor central do trabalho no terreno das instituições com responsabilidades em matéria do social. O combate à exclusão social, e consequentemente, da pobreza é uma tarefa de todos; é de uma actualidade e de urgência capital na tentativa de contribuir solidariamente para o bem comum. O humanismo constrói-se na dádiva por uma causa e na conscientização dos problemas reais das pessoas. Nós cidadãos não podemos ignorar estes flagelos sociais, é nossa responsabilidade assumir uma postura activa, cooperante e solidária. Parece-me fazer todo o sentido falar e agir na dimensão da Animação para o bem comum.

O Ano Internacional da Juventude sob o tema "Diálogo e Entendimento Mútuo" tem como objectivo a promoção do diálogo e do entendimento mútuo que passa pelo respeito dos direitos humanos, das liberdades e pela solidariedade, e não menos importante, pelos ideiais da paz. As acções a desenvolver procurarão impulsionar a participação plena e efectiva dos jovens em todos os aspectos da sociedade. Este será um ano rico em ideais, mas o mais importante estará ao nível das instituições democráticas e dos poderes políticos, no sentido de assumirem com a firmeza necessária a conjugação no plano supra partidário um projecto de compromissos e contribuirem com vigor para a materialização dos ideais e objectivos comuns que os povos partilharão ao longo do ano 2010.

O ano que agora começa também estará calendarizado por outros desafios, a uma escala muito inferior, mas não menos necessária e importante para muitos de nós. Estou esperançado num ano repleto de actividades mobilizadoras de vontades e mais importante, de liberdade e solidariedade para construirmos projectos alternativos.

Sem comentários: