A escola enquanto espaço aberto à formação integral dos
jovens, também é espaço para a sua participação em projetos culturais no
domínio do «extra-escolar». A escola tem um papel fundamental de intervenção
nos processos de educação para a cultura e as artes, em particular. É
importante congregar energias com base na cooperação das organizações
educativas e culturais da sociedade civil, isto porque, a escola deverá ser uma
instituição aberta à participação da comunidade, mas mais importante, é estar aberta
à participação juvenil.
A escola à semelhança do movimento associativo também pode
ser um espaço para a aprendizagem social pela participação, um estádio de
desenvolvimento que poderá acontecer com a participação dos jovens em projetos no
seio escolar que sustentem a dimensão da criatividade, da liberdade e autonomia
dos jovens. Falamos de projetos que sejam complementares aos currículos, onde o
processo educativo assente em metodologias de aprendizagem pela educação não
formal, valorizadoras da implicação dos jovens no processo.
O programa «PAIDEIA – Animação Artística nas Escolas
Secundárias» é um ótimo exemplo de um projeto de animação sociocultural em meio
escolar, apoiado na metodologia e princípios da educação não formal. O «PAIDEIA»
foi criado pela Portaria n.º 58/97, mas implementado anteriormente, em 1993
pelo Clube Português de Artes e Ideias, responsável pela produção do projeto. A
referida Portaria atribuiu a gestão do programa ao Instituto
Português da Juventude que previa a possibilidade da participação de associações
juvenis e outros organismos na gestão do programa.
Jorge Barreto Xavier (1993:4) referindo-se ao projeto «PAIDEIA» diz acreditar
(…) na sua
utilidade na área específica das Artes, do estímulo à criatividade, ao espírito
crítico, à facilitação do acesso a certos universos reais e imaginários.
Não é só na Indústria os nos mercados financeiros que se decide Portugal. Decide-se, lado a lado, com a Educação e a Cultura. (...)
De que nos servirão as tecnologias se não tivermos homens imaginativos e críticos para as manobrar?
O projeto é uma proposta de atividades culturais para o
público estudantil do ensino secundário, proporcionando espaços de fruição
cultural aos jovens e atividades no domínio das artes plásticas, banda
desenhada, ilustração, literatura, teatro, fotografia, música e dança.
Parece-nos ser um excelente contributo para a aproximação da via educativa da
cultural, uma forma concreta de educar para as artes e de formação de públicos
esclarecidos e críticos, capaz de «(…) despertar novos interesses dentro e fora
da escola» (id., 12).
1 comentário:
Parabéns à anos que tentava incluir o meu trabalho nas escolas. O que acontecia era que os projectos acabavam e a continuidade nunca existia.Além de que as metodologias continuam a ser as mesmas, e a criatividade nunca era estimulada. Fico feliz por alguém ter conseguido furar a barreira de um sistema desactualizado, e sobretudo a aceitação de outros técnicos .Parabéns e muitas felicidades para o projecto.
Enviar um comentário