Brevemente, realiza-se o almejado congresso nacional sobre a profissão e profissionalização dos Animadores Socioculturais organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sócio-Cultural (APDASC), um espaço de debate que desejo que seja profícuo na reflexão colectiva, mas, mais importante, que sai do congresso propostas concretas e credíveis sobre os temas centrais que têm alimentado os últimos debates sobre a Animação e os Animadores em Portugal. Presumo ser um desejo comum que deste congresso nasçam dinâmicas autênticas e comprometidas com o interesse da maioria, dinâmicas que valorizem as acções colectivas construídas nos últimos tempos.
É com apreensão que assistimos a um vazio que tem reflexos expressivos no debate sobre as questões da profissão que, pessoalmente, acreditava que fosse motivador e crescente na participação dos Animadores através das reflexões pessoais e colectivas expressas em fóruns, blogs, entre outros meios de comunicação e de ciberanimação. Enquanto dirigente da Delegação Regional da Madeira da APDASC manifesto a minha satisfação pela adesão e participação activa dos Animadores insulares nos debates realizados na Madeira ao abrigo do ciclo de debates preparatório do congresso nacional.
A democracia reserva um conjunto de direitos expressos no uso da liberdade pelos cidadãos; liberdade essa que no exercício de determinadas acções é pouco abonatório para a consolidação de um projecto nacional. Penso que devemos repensar seria e ponderadamente sobre o que desejamos para o futuro da profissão de Animador Sociocultural em Portugal. Apelo para que os Animadores que partilham destas preocupações manifestem as suas posições, as suas preocupações, expectativas, enfim, dêem o seu contributo para o debate que urge dinamizar numa perspectiva construtivista, acrescida de valor humano e sobretudo de seriedade para que a Animação e os Animadores em Portugal possam olhar o futuro com esperança e partilharem da co-responsabilidade com os dirigentes associativos.
Sem comentários:
Enviar um comentário