terça-feira, 4 de março de 2008

Livro dos jogos educativos

"Os jogos educativos podem e devem ser um auxiliar precioso dos educadores, professores e animadores para desenvolver competências, integrando-os dessa forma no processo educativo.
O jogo é um instrumento educativo a ser usado em todas as idades, desde o pré-escolar até à idade adulta. Muitos dos jogos apresentados visam recuperar a tradição de alguns jogos que eram praticados em contexto escolar, na rua, no parque e em família.
Há jogos que se praticaram durante décadas e séculos e nos últimos anos se perderam em detrimento da massificação e da cultura dos tempos livres assente apenas nos jogos electrónicos ou num jogo do “momento”, fruto de qualquer moda fútil.
Devemos, pois, recuperar estes jogos e divulgá-los nas escolas, nas associações, nos ATL s, nos lares, centros de dia para idosos, nas paróquias.
Alguns dos jogos presentes neste livro fazem parte do nosso património cultural e material que não podemos perder mas antes, pelo contrário, devemos proteger e transmitir aos nossos vindouros.
Não podemos ceder perante o discurso «politicamente correcto» e ilusório das tecnologias e da modernidade. Os jogos educativos fazem e farão sempre parte do nosso património comum".


O "Livro dos jogos educativos" de Sónia de Oliveira Lamas editado pela Livpsic reúne um considerável número de jogos educativos agrupados por tipologias - jogos de desenvolvimento motor, de desenvolvimento cognitivo, jogos pedagógicos e didácticos e jogos de enriquecimento pessoal e social. A obra apresenta ainda um conjunto de jogos tradicionais, um excelente reportório para educadores e animadores.

De acordo com a autora, são inúmeras as potencialidades pedagógicas dos jogos - a criatividade, os valores da amizade, a entreajuda, a competição saudável, a auto-estima, a aprendizagem e o exercício físico e mental. O desenvolvimento destas e outras potencialidades criativas através dos jogos educativos cabe aos animadores juvenis, educadores e professores.

Sem comentários: