sexta-feira, 14 de setembro de 2007

As expressões artísticas, um recurso para Animação Sociocultural

A Animação tem que ser compreendida enquanto, uma metodologia de intervenção que recorre a um conjunto de recursos, especial enfoque para as expressões artísticas (dança, a música, o teatro, a literatura, a pintura, entre outras manifestações) que assumem um papel de catalizadoras de sinergias, valores, atitudes, demandas e vontades entre o Animador Sociocultural e a comunidade.

O Animador Sociocultural não pode conceber as expressões artísticas apenas como um fim, ele deve auto desenvolver a capacidade de duplo entendimento, ou seja, ler a realidade a partir das diversas manifestações artísticas produzidas no contexto local/regional.

A Animação Sociocultural assume um papel relevante na dinamização do tecido social, ela afirma-se como uma oportunidade para a mudança social, um recurso para a construção de um modelo de desenvolvimento cultural e artístico, de capacitação dos indivíduos através das várias manifestações artísticas. Uma capacitação para a tomada de consciência de cada homem para a sua realidade sociocultural.

A promoção das expressões artísticas através da educação pela arte, também deve acontecer fora do âmbito da educação formal, num espaço de educação não formal, entendido como um espaço de participação activa de cada pessoa, lugar de encontro com o outro, encontro com a multiculturalidade, um espaço de criatividade, onde o homem não é um simples ser passivo, mas, onde ele é o protagonista da acção.

Os espaços de educação não formal são lugares privilegiados para o acontecer da Animação Sociocultural, enquanto manifestação de liberdade, de criatividade espontânea no uso do tempo livre e do assumir de comportamentos sadios através da expressão artística, são tempos propícios à libertação do homem, à afirmação da criatividade e do seu auto conhecimento através da arte.

1 comentário:

AFSC disse...

Olá, antes de mais nada, parabéns pelo blog, mais uma vez.

Adorei este post, sinceramente, pois é também assim que vejo as "expressões artísticas" em Animação.

Espero é conseguir "integrar-me" nelas e saber usufruir de todas as suas utilidades.

Um abraço.