quinta-feira, 26 de julho de 2012

Um excelente exemplo de trabalho em rede de instituições sociais

Dia dos Avós: Bragança está a preparar manual da animação sénior

Os responsáveis por instituições de várias aldeias do concelho de Bragança querem tornar os dias dos idosos nos lares mais ativos e animados, com um projeto que contempla a publicação de um guia para motivar a atividade sénior.
A ideia nasceu de uma lacuna detetada pelos centros paroquiais de Santa Comba de Rossas, Santo Estêvão, Pinela, São Roque e Salsas, que concluíram existirem poucas atividades destinadas a idosos, ao contrário do que acontece com outras faixas etárias, como jovens e crianças.
Segundo explicou hoje à Lusa João Carlos Estevinho, o responsável pelas instituições em causa, no âmbito do trabalho em rede que têm desenvolvido decidiram avançar com um estudo/projeto de animação sénior à procura de formas de "motivar a atividade, conhecendo o envelhecimento".
O projeto, de acordo com o responsável, procura "ir ao encontro do gosto dos idosos" e descobriu que os jogos tradicionais assumem-se como uma motivação comum aos cerca de 20 idosos que estão a participar na fase de estudo.
"Os lares, às vezes, são uma pasmaceira, porque há pouca coisa adaptada à nossa realidade e a ideia é criar motivação a partir de algo muito conhecido dos nossos idosos, que são os jogos tradicionais, como a malha, o fito ou de mesa", afirmou.
Com estas atividades pretendem contribuir "para o bem-estar, a recuperação dos idosos e ajudar a retardar o processo de envelhecimento e de patologias limitadoras".
Desde o início do ano que uma equipa composta por seis técnicos superiores e o presidente das instituições efetuaram estudos sobre motivação e conhecimento do processo de envelhecimento e jogos tradicionais e outros, associado ao trabalho que realizam em lares de idosos e serviços de apoio domiciliário.
Os promotores comemoram hoje o Dia dos Avós com atividades integradas no projeto, que, durante os meses de julho e agosto, têm em curso os jogos em oficinas de animação, "para verificação da adequabilidade destes ao bem-estar e progresso individual e coletivo, bem como ao retardar do processo degenerativo, proveniente de algumas patologias associadas à idade".
João Carlos Estevinho garantiu à Lusa que os "resultados são animadores".
O estudo deve estar concluído em setembro e até ao final do ano esperam reunir num livro as conclusões.
O propósito é disponibilizar a outras instituições congéneres "um contributo, um instrumento", para motivarem a atividade e animação sénior.
As receitas deste novo manual para o envelhecimento ativo servirão para ajudar a financiar as atividades destas instituições dedicadas aos seniores.

Sem comentários: